Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Goeldi amplia Laboratório de Biologia Molecular

Goeldi amplia Laboratório de Biologia Molecular

Com o apoio da FINEP, as obras foram realizadas para melhorar o espaço de realização de pesquisas de grande impacto na área da pesquisa molecular com ênfase na diversidade genética dos organismos biológicos.
publicado: 31/05/2021 10h20, última modificação: 31/05/2021 12h21

Agência Museu Goeldi - Localizado no campus de pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o prédio do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) passou em 2020 por uma ampla reforma, realizada com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Com uma área de 273,80 metros quadrados, o laboratório destina-se aos trabalhos e pesquisas moleculares nas áreas de Zoologia e Botânica, com ênfase na diversidade genética dos organismos biológicos, e oferece apoio à elaboração de dissertações e teses de alunos de pós-graduação em Zoologia, Botânica, Biotecnologia e Ciências Ambientais.

Segundo a coordenadora do espaço, a pesquisadora Ana Lúcia Prudente, as obras foram realizadas para melhorar as condições de desenvolvimento de pesquisas e incluíram serviços de acabamento dos ambientes para atender aos requisitos de segurança para o acervo e os usuários.

“Essa readequação significa maior qualificação institucional para a realização de pesquisas e publicações científicas de grande impacto na área de biologia molecular, com análises que englobam progressivamente maiores proporções do genoma através de técnicas de sequenciamento de nova geração, que necessitam de novos equipamentos com tecnologias de ponta”, aponta Ana.

Inaugurado em dezembro de 2010, o Laboratório é equipado com termocicladores, centrífugas, capelas, cabine de fluxo laminar, analisador genético e outros equipamentos que possibilitam uma infraestrutura para a realização de todas as etapas de extração, amplificação e sequenciamento SANGER de DNA, abrangendo ainda diversas análises relacionadas aos dados obtidos nesses processos.

O LBM dispõe ainda de salas amplas e capazes de atender, confortavelmente, um total de doze usuários ao mesmo tempo, com mais de dois metros de distanciamento entre eles.

No entanto, desde o início da pandemia de COVID-19,  as rotinas de trabalho sofreram mudanças com a adoção de protocolos ainda mais rigorosos, como a limitação do número de usuários e o revezamento de alunos ao longo da semana.

Serviço:

Laboratório de Biologia Molecular

Responsável: Ana Lúcia Prudente

Telefone:  (91) 3075-6102

E-mail: prudente@museu-goeldi.br

Horário de Funcionamento: 08h às 14h

Formulário para requerimento de serviços: Disponível com o responsável pelo laboratório.

Endereço: Campus de Pesquisa do Museu Goeldi - Avenida Perimetral, 1901 – Terra-Firme – Belém/PA