Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento do livro “Amazônia, Zona Costeira: termos técnicos e populares”

Lançamento do livro “Amazônia, Zona Costeira: termos técnicos e populares”

Publicação é resultado de pesquisa realizada pelo Programa de Estudos Costeiros (PEC) do Museu Paraense Emílio Goeldi.
publicado: 02/06/2015 16h00, última modificação: 23/02/2018 09h36

Agência Museu Goeldi – O glossário “Amazônia, Zona Costeira: termos técnicos e populares” será lançado na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro no próximo dia 3 de maio. A publicação é resultado de uma pesquisa de quatro anos do Programa de Estudos Costeiros (PEC) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O trabalho foi organizado pelos pesquisadores: a botânica Alba Lins, os zoólogos Maria Luiza Videira Marceliano e Inocêncio de Sousa Gorayeb, e o geólogo Amilcar Carvalho Mendes.

A partir do próximo dia 03 (quarta-feira), o público vai poder adquirir os exemplares do trabalho que reúne diversos termos técnicos e populares recorrentes no cotidiano de pesquisadores e habitantes da zona costeira da Amazônia. Para Gorayeb, um dos organizadores, o livro demonstra muito mais do que uma coleta e análise de dados da região. “Os pesquisadores têm uma prática de relação com as comunidades quando estão fazendo suas pesquisas em campo. Além de estarem trabalhando com assuntos da zona costeira, construíram relações de amizade, de vivência, de morar na casa do pescador, de às vezes sair junto com o pescador pra pescar, e nesses momentos você tem a oportunidade de captar essa linguagem e de observar a vida deles e essa relação do homem com a natureza”, completou.

Os estudos costeiros no MPEG - As pesquisas sobre a costa amazônica ganham força no Museu Goeldi com a criação do grupo de pesquisa em Antropologia da Pesca, na década de 1960. O projeto “Recursos Naturais e Antropologia das Sociedades Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas da Amazônia (RENAS)”, coordenado antropóloga Lourdes Furtado, desenvolveu os principais estudos deste grupo.

Em 1997, iniciou-se o Programa de Estudos Costeiros da instituição. O objetivo do programa é gerar subsídios para a gestão territorial, a utilização dos recursos naturais e a formulação de políticas públicas na região litorânea amazônica. As pesquisas estão focadas nos aspectos ambientais e sociais dos ecossistemas amazônicos.

Para obter mais detalhes sobre a publicação, clique aqui. Para assistir ao book trailer, clique aqui. Você também pode assistir ao vídeo no YouTube, neste link.

Serviço

Lançamento do livro “Amazônia, Zona Costeira: termos técnicos e populares” na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro

Data: 03/06/2015

Local: Hangar – Centro de Convenções da Amazônia (Trav. Dr. Feiras, s/n)