Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lições de meio ambiente
conteúdo

Agência de Notícias

Lições de meio ambiente

Sonhar e aprender: pesquisa e extensão no Nordeste paraense
publicado: 10/06/2013 13h00, última modificação: 14/08/2017 07h12

Agência Museu Goeldi - O Espaço Aprender e Sonhar atende populações tradicionais do Rio Capim, e foi concebido por professores da Escola Manoel Emilio Pantoja e pesquisadores do Museu Emílio Goeldi que desenvolvem atividades de pesquisa junto a comunidades ribeirinhas no entorno do rio Capim, Nordeste Paraense.

O espaço foi implantado na Vila de Santana do Capim, no município de Auróra do Pará, e representa a vertente de extensão do projeto, desenvolvendo ações de educação e cultura, bem como capacitação e conscientização ambiental.

A iniciativa conta ainda espaços como sala de leitura e sala de informática abertos à comunidade. Para celebrar a Semana do meio Ambiente parceria com a Escola Manoel Emilio Pantoja,  entre os dias 5 e 7 de junho, aconteceram palestra e oficinas ministradas por pesquisadores ligados ao projeto e também por instrutores que atuam na Fundação Curro Velho, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e da Universidade Federal do Pará (UFPA), especialmente convidados para a ocasião. 

Confira a programação:

Palestras

Reserva Legal e Área de Preservação Permanente, por André Cardoso, Engenheiro Agrônomo
Educação ambiental: água limpa é água potável? com as professoras Dayanne Dailla e Bruna Lívia 
Educação ambiental: a importância da água para as plantas e a presevação ambiental, com o professor Benedito do Nascimento Vieira
Oficinas
Leitura e produção de textos para a criação de blogs, com o professor Nilson Bezerra Neto 
Bonecos com material reaproveitado, com Antônio Segtowich
O projeto tem financiamento implantado com recursos do Edital FAPESP/FAPEMIG/FAPESPA/VALE.

Com informações da Coordenadora do Projeto Populações Tradicionais no entorno do Rio Capim, no Nordeste paraense, Dra. Graça Ferraz.