Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Literatura, meio ambiente e exposições nos últimos dias da Semana de Museus no Goeldi

Crianças entrevistarão os principais autores infantis do Museu Goeldi no “Papo Literário”. Público pode conferir ainda o ônibus da “Caravana da Leitura”, que está estacionado no Parque.
publicado: 19/05/2016 16h15, última modificação: 21/02/2018 15h16

dia 19 - literatura meio ambiente1Agência Museu Goeldi - Amanhã (20) a programação da 14ª Semana de Museus no Museu Goeldi está com atividades especiais para o público infantojuvenil. Os autores de livros infantis da instituição estarão no espaço Raízes do Parque Zoobotânico, a partir das 9h, para um “Papo Literário” com crianças de 9 a 12 anos, que terão a oportunidade de entrevistá-los sobre as suas obras.

Estarão presentes os autores da coleção “Para você colorir”, que completa 30 anos, e os escritores do Clube do Pesquisador Mirim, atividade que chega aos 20 anos em 2016. Lucia Santana, coordenadora do Serviço de Educação e Extensão do Museu Goeldi, acredita que a atividade provoca a reflexão dentro da instituição para “fortalecer cada vez mais essa produção para as crianças”.

Entre os convidados estão os autores e idealizadores das publicações do Clube do Pesquisador Mirim, como os educadores Luiz Videira, Hilma Guedes, Alcemir Aires e outros. Também foram convidados os organizadores da coleção “Para você colorir”, como Filomena Secco, Suely Marques, Maria Luiza Videira, Graça Santana e outros.

dia 19 - literatura meio ambiente2Caravana da Leitura – Amanhã também é o último dia da Caravana da Leitura no Museu Goeldi. O ônibus da leitura itinerante estacionou no Parque Zoobotânico na última quarta-feira (18) e se despede amanhã (20), com atividades lúdicas de incentivo à leitura. A ação também integra a 14ª Semana de Museus e a celebra os 150 anos do Goeldi e 145 anos da Biblioteca Arthur Vianna.

A Caravana é um projeto de extensão da Biblioteca Pública Arthur Vianna, pertencente à Fundação Cultural do Estado do Pará. Ela desenvolve ações de promoção à leitura nos municípios do Pará, principalmente naqueles mais distantes e em comunidades rurais, quilombolas e ribeirinhas. A proposta é dar acesso a livros e estimular o hábito da leitura em crianças, jovens e adultos.

Além da leitura, o projeto realiza atividades lúdico-literárias, que envolvem roda de leitura, contação de histórias, cinema temático, jogos literários, oficinas, teatro de fantoches e outras práticas.

Exposições – Além da programação literária, a 14ª Semana de Museus no Goeldi conta com duas exposições. A mais recente, inaugurada no dia 18 de maio, narra a interação do artista plástico e grafiteiro Sebá Tapajós com as populações ribeirinhas da Ilha do Combu, a pouco mais de seis quilômetros de Belém.  “Filhos da Mata” propõe uma viagem por imagens e pelo cotidiano dessas comunidades e apresenta nove obras cheias de cores da Amazônia.  Saiba mais sobre a exposição clicando aqui.

Já a exposição “A Festa do Caium - Ka'apor  akaju  kawĩ   ta’yn  muherha”, com curadoria da antropóloga Cláudia Lopez, traz para o pavilhão expositivo do Museu Goeldi as tradições do povo Ka´apor da Terra Indígena Alto Turiaçu, no Maranhão. A mostra revela um rico acervo da cultura material Ka’apor, como objetos de arte plumária, cestaria, flechas, adornos de miçangas e sementes, além de indumentárias masculinas e femininas. Confira mais informações sobre esta exposição aqui.

As duas exposições estão instaladas no Pavilhão de Exposições Domingos Soares Ferreira Penna, a Rocinha do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, e estão abertas para a visitação de quarta-feira a domingo, de 9h às 15.

Fim de semana no Goeldi – A programação da Semana de Museus continua no sábado (21). Os participantes da oficina “Mitos e verdades sobre animais da Amazônia” poderão conhecer melhor alguns animais considerados “vilões”, a exemplo das cobras, lagartos, sapos, aranhas e outros. O contato e a troca de informações sobre estes animais têm a proposta de formar novas impressões, visando a preservação da fauna amazônica. Leia mais sobre a proposta aqui.

Texto: Mayara Maciel

14ª Semana de Museus no Goeldi

Programação do dia 20/05/2016

De 9h às 12h