Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro divulga pesquisas sobre espécies florestais do Oeste do Pará

Livro divulga pesquisas sobre espécies florestais do Oeste do Pará

publicado: 30/08/2013 14h15, última modificação: 15/08/2017 08h59

Agência Museu Goeldi – Dados de trinta anos de pesquisas feitas com 56 tipos de plantas das florestas amazônicas foram reunidos e compilados na publicação “Manual de Sementes Florestais do Oeste do Pará: coleta, beneficiamento e análise”. Escrito pelos pesquisadores Everton Almeida, Breno Rayol e Fátima Mekdece, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, a publicação será lançada no próximo dia 03 de setembro, às 10h, no auditório Paulo Cavalcante, localizado ao Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi.O livro descreve os estudos feitos sobre as características dendrológicas, ecológicas e morfológicas das sementes de espécies florestais nativas da Amazônia, assim como a metodologia utilizada nas análises realizadas pelo Laboratório de Sementes Florestais do Instituto de Biodiversidade e Florestas da Universidade Federal do Oeste do Pará. O objetivo da publicação é, além de divulgar as pesquisas feitas pela UFOPA, incentivar a formação de novos engenheiros florestais e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas para a Amazônia.
Sobre os autores:

Profº. M.Sc. Everton Cristo de Almeida: Graduou-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003) e Pós-graduação com título de Master Science (MSc.) em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia (2008). Trabalhou no Projeto Floresta em Pé (MMA/IBAMA) em Santarém com comunidades no PA Mojú I e II, área de entorno da BR-163 . Tem experiência na área de Manejo de recursos florestais madeireiros e não madeireiros e Manejo de plantio florestal. Atualmente é Professor Assistente II do Instituto de Biodiversidade e Florestas e Coordenador do Laboratório de Sementes Florestais da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Profº. M.Sc. Breno Pinto Rayol: Graduou-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003) e mestrado em Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia e Museu Paraense Emílio Goeldi (2006). Atualmente é professor da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Tem experiência na área de Manejo e Ecologia de Agrocossistemas (principalmente Sistemas agroflorestais, reflorestamento e florestas secundárias). Desenvolve pesquisas básicas e aplicadas nas áreas de Agroecologia e Tecnologia de sementes e mudas de espécies florestais.
Engª. Florestal Fátima Silva Mekdece: Graduou-se em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará no ano de 1976 e esteve à frente do Laboratório de Sementes Florestais do Centro de Tecnologia da Madeira (CTM), da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) em Santarém e permaneceu no laboratório realizando inúmeras pesquisas com sementes florestais e silvicultura na Estação de Silvicultura Tropical de Curuá-Una, com inúmeras publicações nestas linhas de pesquisa. Passou pela transição da SUDAM até o estabelecimento da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde se aposentou no ano de 2011.
Como adquirir - O manual pode ser adquirido no valor de R$20,00, pelos telefones (93) 9182-7571, (93) 9189-5097, (93) 9119-6283 e (93) 9217-7561, ou pelo e-mail consflor@gmail.com. Para receber via correios, basta enviar o endereço para o e-mail acima, e o comprovante de depósito na conta CC. 00104084-7, Ag. 003, Banpará.

Serviço: Lançamento do livro “Manual de Sementes Florestais do Oeste do Pará: coleta, beneficiamento e análise”. Dia 03 de setembro, às 10h, no Auditório Paulo Cavalcante - Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, 1901). Durante o lançamento haverá a exposição do Laboratório de Sementes Florestais da UFOPA.

Galeria de Imagens: