Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro que retrata trabalho de arqueólogos na Floresta Amazônica será lançado no Museu Goeldi
conteúdo

Agência de Notícias

Livro que retrata trabalho de arqueólogos na Floresta Amazônica será lançado no Museu Goeldi

Lançamento acontece nessa terça-feira (3) no Campus de Pesquisa da instituição
publicado: 29/10/2015 15h15, última modificação: 08/03/2018 11h01

Agência Museu Goeldi – “Na Rota dos Arqueólogos da Amazônia - 13 Mil Anos de Selva Habitada” revela o passado fascinante que dezenas de jovens e velhos arqueólogos estão descobrindo na maior floresta do mundo. . O livro será lançado nessa terça-feira (3), às 15h, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).

Ao contrário do que se pensava há décadas, a Amazônia é ocupada há milhares de anos, por diferentes culturas, em diferentes épocas, algumas delas com verdadeiras cidades e estradas, plantio e manejo da floresta, rituais complexos. A jornalista e escritora Solange Bastos – autora de "O Paraíso é no Piauí, a Descoberta da Arqueóloga Niède Guidon", publicado em 2010 – viajou atrás de nossos arqueólogos, esses exploradores do século XXI.

Eles deixam gabinetes e salas de aula todos os anos para mergulharem na floresta que continua habitada, pelos índios descendentes dos antigos ocupantes. Atualmente, a Arqueologia na Amazônia é compreendida como uma história indígena de longa duração, muitas vezes em áreas de conflitos sociais.

Na ocasião do lançamento, será exibido o documentário “Mundurukânia, Na Beira da História” de Miguel Viveiros de Castro. O filme foi feito com o apoio do LAVAI - Laboratório de Antropologia Visual e Arqueologia da Imagem, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA/PAA), na região do rio Tapajós, onde importantes sítios arqueológicos estão ameaçados pelos megaprojetos de hidrelétricas naquela bacia. Para os índios Munduruku, é a sua própria história que pode ser submersa. Os arqueólogos debatem a importância de se colocarem ao lado das populações atingidas por tais projetos e que não estão sendo ouvidas.

Serviço

Lançamento do livro “Na Rota dos Arqueólogos da Amazônia - 13 Mil Anos de Selva Habitada”

Dia: Terça-feira - 03 de setembro de 2015

Hora: 15h

Local: Auditório Paulo Cavalcante do Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Avenida Perimetral, 1901)