Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro sobre Caxiuanã retrata a história natural e ecologia amazônica

Livro sobre Caxiuanã retrata a história natural e ecologia amazônica

publicado: 17/07/2013 15h00, última modificação: 15/08/2017 08h24

Agência Museu Goeldi – Em 2013, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), lança, entre outros, o livro Caxiuanã: História natural e ecologia de uma floresta nacional da Amazônia. De autoria dos pesquisadores Pedro Luiz Braga Lisboa (MPEG), Maria das Graças Ferraz Bezerra (MPEG) e André Luiz de Rezende Cardoso (UFRA/MPEG), a publicação reúne informações e resultados de pesquisas desenvolvidas de forma contínua ao longo de 20 anos por zoólogos, botânicos, ecólogos e muitos outros profissionais que focaram os seus projetos em Caxiuanã.

Para os autores que desenvolveram pesquisa de campo sobre a população residente na Unidade de Conservação, que está sob a jurisdição do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um número significativo de espécies raras e desconhecidas à Ciência é encontrada em Caxiuanã. Mas só quando toda a área for coberta por pesquisas de campo é que se terá a real dimensão da riqueza biológica da região. “Muitos ambientes peculiares de Caxiuanã ainda não foram visitados”, dizem Lisboa, Ferraz e Cardoso.

Em apresentação assinada pelo Coordenador das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o geólogo Carlos Oití Berbert, “é o espírito de dedicação e entusiasmo da equipe” que conduz os trabalhos científicos na região que ajuda a desvendar mistérios, mas, sobretudo, traz “à luz o conhecimento sobre a grande biodiversidade e geodiversidade locais, conhecimento esse que é básico para a preservação e o eventual aproveitamento sustentável de suas riquezas no futuro”.

Gestão da Floresta – O livro reconta uma importante parte da história das Unidade de Conservação brasileira, onde o direito crescente a construção da consciência sobre o meio ambiente, na década de 70, culminou com a Conferência das Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em 1972 em Estolcomo até a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 28 de agosto de 2007.

A publicação também traz resultados de pesquisas sobre a Floresta Nacional de Caxiuanã: em particular sobre a diversidade florísticas na zona neotropical e a sua riqueza de espécies; as similaridades e diferenças florísticas entre algumas unidades de conservação neotropicais e Caxiuanã; as populações humanas sob influências da Floresta Nacional; a conservação da diversidade biológica da região, entre outros assuntos.

Reconhecimento - O livro presta homenagem ao naturalista Carl Friedrich Philipp Von Martius, conhecido como “o pai das palmeiras”, que deixou a obra Flora Brasiliensis, com a reprodução de algumas ilustrações de sua obra de 1887. Outros homenageados são Franz Eugen Köhler, L. Müeller e C. F. Schmidt. O primeiro é autor do guia de plantas medicinais intitulado Köhler’s Medizinal-Pflanzen in naturgetreuen Abbildungen mit kurz erläuterndem texte: atlas zur Pharmacopoea germânica; os outros dois foram os desenhistas da obra, da qualalgumas referências estão reproduzidas na publicação.

Histórico - Desde 1993 o MPEG em parceria com o MCTI coordena a Estação Científica Ferreira Pena (ECFPn), localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã (ECFP), município de Melgaço, Estado do Pará. A Estação busca apoiar estudos científicos sobre a sociobiodiversidade da Amazônia e atividades de educação ambiental. Além das atividades de pesquisa, na ECFPn são realizados eventos como treinamentos, visitas orientadas, cursos de campo para alunos de graduação e pós-graduação e treinamentos de extensão rural para moradores de Caxiuanã.

Sobre os organizadores - Pedro Luiz Braga Lisboa é pesquisador titular do MPEG, coordenou a implantação da base física da Estação Científica Ferreira Penna, em Caxiuanã e as atividades científicas e administrativas da mesma Estação durante dez anos. Já Maria das Graças Ferraz Bezerra é analista em ciência e tecnologia sênior do MPEG, faz parte do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Caxiuanã e chefe da ECFPn desde novembro de 2009. Andre Luiz de Rezende Cardoso é agrônomo e mestrando em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal Rural da Amazônia/MPEG. Foi coordenador de campo da Estação Científica Ferreira Penna no período de 2000 a 2001.

Serviço

Livro “Caxiuanã: História natural e ecologia de uma floresta nacional da Amazônia”, de autoria de Pedro Lisboa, Graça Ferraz e André Cardoso. Para informações: editora@museu-goeldi.br

Texto: Lucila Vilar