Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mini curso sobre História da Amazônia
conteúdo

Agência de Notícias

Mini curso sobre História da Amazônia

À convite do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, o antropólogo Roberto Araújo oferta um mini curso sobre a região. O programa inclui análise das configurações sociais e formas de dominação na história recente da região amazônica.
publicado: 21/10/2016 12h15, última modificação: 06/03/2018 14h16

Agência Museu Goeldi – Acompanhar e conhecer o histórico da Amazônia Brasileira é uma necessidade para entender a realidade atual. Nesse sentido, oINCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) promovem o minicurso “História da Amazônia - Do aviamento ao pós-ambientalismo: configurações sociais e formas de dominação na história recente da Amazônia”. O evento acontecerá nos próximos dias 8, 9 e 10 de novembro, de 14 h 30 às 17: 30 h, no Parque Zoobotânico, em Belém.

Ministrado pelo antropólogo Roberto Araújo Santos, o objetivo do minicurso é compartilhar um exercício de análise sobre as grandes configurações sociais características do aviamento. O conteúdo abordará os processos de apropriação fundiária próprios ao desenvolvimentismo dos anos 1970 e as dinâmicas de territorialização (apropriação do espaço por diferentes grupos sociais) subjacentes às políticas de gestão territorial dos anos 1990.

“Tentaremos mostrar que a coexistência dessas diferentes configurações na atualidade permite falar de modelos de desenvolvimento concorrentes, que possuem implicações políticas distintas para as sociedades regionais”, explica o especialista.

INCT - O INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia é uma ampla rede de pesquisa coordenada pelo Museu Goeldi. O  projeto desenvolve pesquisas, ações de educação e comunicação da ciência no Arco do Desmatamento – faixa territorial de 244.420 km², que se estende pelo sul da Amazônia, do Maranhão ao Acre.

O público do minicurso “História da Amazônia” é especialmente estudantes de pós-graduação e as vagas são gratuitas e limitadas. Inscrições até o dia 25 de outubro preenchendo o formulário disponível aqui e enviando para os e-mails murilovieiramenezes@gmail.com ou vitoriatorres2009@hotmail.com.

Serviço

Minicurso “História da Amazônia - Do aviamento ao pós-ambientalismo: configurações sociais e formas de dominação na história recente da Amazônia”

Data: 8, 9 e 10 de novembro de 2016

Horário: 14 h 30 às 17 h 30

Local: Auditório Alexandre Ferreira, Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Avenida Magalhães Barata, 376, bairro São Braz, Belém)

Inscrições: até o dia 25 de outubro pelos e-mails murilovieiramenezes@gmail.com ou vitoriatorres2009@hotmail.com

Arquivos: