Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Ciência dá posse a Ana Luisa Albernaz como diretora do Museu Goeldi
conteúdo

Agência de Notícias

Ministério da Ciência dá posse a Ana Luisa Albernaz como diretora do Museu Goeldi

Nesta terça-feira (28), a bióloga será empossada como diretora da mais antiga instituição científica da Amazônia, tendo pela frente o desafio de um trabalho marcado pela complexidade das questões socioambientais que envolvem a região e por um cenário de grandes dificuldades para a ciência brasileira. É a quarta vez que uma mulher assume a direção do Museu Emílio Goeldi.
publicado: 27/08/2018 10h19, última modificação: 28/08/2018 18h03

Agência Museu Goeldi – A bióloga Ana Luisa Albernaz estará à frente do Museu Paraense Emílio Goeldi pelos próximos quatro anos (2018-2022). A pesquisadora toma posse na manhã desta terça-feira (28), tornando-se a quarta mulher a dirigir a instituição. A solenidade será realizada no Parque Zoobotânico e no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, em Belém (PA), com a participação de autoridades, cientistas, técnicos e colaboradores.

Solenidade  A cerimônia começa às 8h30, em frente ao Castelinho, no Parque Zoobotânico da instituição. Na ocasião, o Diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gustavo Zarif Frayha, representando o ministro Gilberto Kassab, empossará Albernaz como a nova diretora do Museu Emílio Goeldi. Também participa da solenidade o Coordenador das Unidades de Pesquisa do MCTIC, Sanderson Medeiros Leitão.

Ana Luisa Albernaz é a quarta mulher a assumir a direção do Museu GoeldiNum gesto simbólico, de acordo com a tradição do Museu Goeldi, e que marca o início da gestão e reforça o compromisso da nova diretora com a missão institucional, Ana Luisa Albernaz fará o plantio de um exemplar de ipê-amarelo, também conhecido como pau d’arco. Os participantes também vão ser convidados a acompanhar o gesto plantando nos canteiros dez mudas de neve tropical (Aglaonema dieffenbachia). Um café da manhã no mirante do Castelinho encerra as atividades no parque.

A segunda parte da solenidade será no Campus de Pesquisa, no Auditório Paulo Cavalcante. A partir das 10h45, Albernaz apresenta a equipe de gestão com a qual trabalhará nos próximos quatro anos. Para o deslocamento do Parque Zoobotânico até o Campus, a organização pede que sejam oferecidas caronas solidárias. O objetivo é que a cerimônia seja um momento de grande interação entre os servidores e colaboradores, possibilitando a circulação nas duas bases do Museu Goeldi, em Belém.

Plano de gestão – O plano da nova gestora que assume agora foi estruturado em cima de oito áreas estratégicas que constam do Plano Diretor do Museu Emílio Goeldi: pesquisa, inovação, comunicação científica, coleções científicas, pós-graduação, políticas públicas, tecnologia da informação e comunicação e gestão organizacional.

Haverá incentivo ao desenvolvimento de pesquisas em áreas de interesses nacional e internacional, com a busca de uma ampliação da participação do MPEG em redes de pesquisa, e o fomento às parcerias na área de biotecnologia.

O Museu Emílio Goeldi possui um dos maiores conjuntos de coleções do Brasil, com mais de 4,5 milhões de itens tombados. Além da proteção e preservação desse patrimônio com a realização de obras de infraestrutura, a nova gestão se propõe a dar continuidade ao processo de informatização das coleções científicas. A ampliação e manutenção dos sistemas de gerenciamento de dados de biodiversidade e de informações institucionais constituem uma das principais metas.

Além de pensar em planos educativo e museológico para o Parque Zoobotânico, a nova gestora se propõe a aprimorar a infraestrutura de visitação pública, com a criação de novos recintos, a acessibilidade e a sinalização. Em sua gestão, também estão previstas a conclusão em 2019 do Centro de Exposições Eduardo Galvão e do Espaço de Atividades Educativas (anteriormente conhecido como Raízes).

Dra. em Ecologia, a bióloga estará à frente do MPEG pelos próximos quatro anosDe modo geral, Ana Luisa Albernaz se propõe a executar seu plano levando em consideração quatro tendências mundiais da ciência: o trabalho com grandes conjuntos de dados, conhecidos como Big Data; a interdisciplinaridade; a sustentabilidade; e a busca pela melhoria da interface entre ciência, tecnologia, política e democratização do conhecimento.

Perfil – Ana Luisa Kerti Mangabeira Albernaz é bióloga, com mestrado e doutorado em Ecologia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com período sanduíche na University of Canberra, na Austrália, durante a sua formação, e pós-doutorado na University of East Anglia, no Reino Unido. Desde 2002, integra o grupo de pesquisadores da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia, do Museu Paraense Emílio Goeldi.  Atua também como professora e orientadora na Pós-Graduação do Museu Goeldi, já tendo sido colaboradora em cursos conveniados com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Museu Goeldi – Fundado em 1866, o Museu Paraense Emílio Goeldi é uma das 16 unidades do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. É a mais longeva instituição científica da região amazônica. Tem como missão realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia.

Sucedendo o linguista Nilson Gabas Jr., diretor por duas gestões seguidas, Ana Luisa Albernaz teve sua nomeação publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de junho, conforme Portaria nº 3.374. Em quase 152 anos de história, essa é a quarta vez que uma mulher assume a direção do MPEG. A pesquisadora ocupará o lugar que já foi da ornitóloga Emilie Snethlage (1914-1917 e 1919-1921), da antropóloga Adélia de Oliveira Rodrigues (1995-1999) e da ecóloga Ima Célia Guimarães Vieira (2005-2009).

Texto: Phillippe Sendas e Joice Santos.

 

Serviço | Solenidade de posse da diretora Ana Luisa Albernaz – Museu Paraense Emílio Goeldi

Data e hora: 28 de agosto de 2018, a partir das 8h.

Locais e programação:

8h – Castelinho, Parque Zoobotânico (Av. Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém – PA)

Cerimônia

Plantio de mudas

Café da manhã

10h45 – Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa (Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém – PA)

Apresentação da equipe de gestão