Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu abre portas para visitação às salas de pesquisa

Museu abre portas para visitação às salas de pesquisa

Como é tradição no Museu, outubro acolhe estudantes para conhecer o ambiente de trabalho da pesquisa científica
publicado: 07/10/2013 11h10, última modificação: 18/08/2017 10h51

Agência Museu Goeldi – Outubro chega ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) com uma tradição: o Museu de Portas Abertas. O evento reúne todos os setores de pesquisa do MPEG e possibilita o contato direto de estudantes com o cotidiano da Ciência. São seis dias de programação: três no Parque Zoobotânico e três no Campus de Pesquisa.

Quem já pensou em atuar no meio científico certamente já se perguntou como deve ser o dia-a-dia e o ambiente de trabalho da pesquisa. É pensando nisso que o Museu Paraense Emílio Goeldi realiza desde 1986 o projeto Museu de Portas Abertas, promovido pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Parque (NUVOP) e coordenado por Helena Quadros, do Serviço de Educação e Extensão do Museu Goeldi.

O evento é realizado todo ano no mês de outubro e em cada edição os pesquisadores do MPEG se reúnem e escolhem uma sala para mostrar como é o local de trabalho. O Museu de Portas Abertas possui dois momentos: o primeiro no Parque Zoobotânico (PZZ) e o segundo no Campus de Pesquisa. Neste ano, o Parque vai receber os estudantes de 8 a 10 de outubro e o Campus dos dias 29 a 31.

A programação – Espalhadas próximo ao Espaço Raízes as coordenações de pesquisa apresentarão nos dias 8,9 e 10, no Parque Zoobotânico, uma mostra de seu cotidiano em fazer pesquisa, através de equipamentos usados em laboratórios e no trabalho de campo, animais taxidermizados, jogos educativos, entre outros, além de bate-papo com pesquisadores e técnicos que fazem da pesquisa científica o seu campo de atuação.

No Campus de Pesquisa, as atividades acontecem de 29 a 31 de outubro. A Coordenação de Botânica está preparando exposições de diversos assuntos: banners, montagem de exsicatas, plântulas e sementes, óleos essenciais e produtos, plantas úteis. Além disso, possibilitará aos visitantes a visualização no microscópico de plantas, madeira, fungos e grãos de pólen.

Já a Coordenação de Informação e Documentação realizará visitas à coleção e serviços da biblioteca e da coleção fotográfica, além de distribuição de material de divulgação e ainda doação de 5 kits com livros.

A Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) promoverá visita aos laboratórios e acervos do setor e exposição de pôsteres relativos às atividades da C A Coordenação de Ciências Humanas tratará dos seguintes temas: Educação em Saúde Indígena e História e Prática do Tupi-Nheengatu (língua indígena) com o professor Antônio Maria; Guerrilha do Araguaia com a professora Maria Ivete Nascimento e Arqueologia com o pesquisador Dr. Fernando Marques.

Durante o Museu de Portas Abertas no campus de pesquisa do Museu Goeldi, a Coordenação de Zooologia por meio do setor de Herpetologia, que estuda os anfíbios (sapos, rãs e pererecas) e os répteis (cobras, lagartos, quelônios e jacarés) mostrará aos visitantes sua coleção científica, formada por exemplares das espécies que ocorrem, principalmente, na Amazônia. Os visitantes verão também o laboratório onde os exemplares são preparados e ouvirão sobre o que envolve e o que representa uma coleção desse tipo. A coleção herpetológica do Museu Goeldi está entre as maiores do país e forma a base de muitos estudos visando conhecer melhor quais as espécies que ocorrem na região, como se distribuem e como se relacionam entre si e com espécies de outras regiões do Brasil e da América do Sul. Como outras coleções científicas, ela está aberta para estudos por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil, assim como de outros países, e representa uma valiosa fonte de informação sobre esses animais.

Para participar - Podem participar escolas de ensino médio e fundamental, universidades e centros comunitários. Para se inscrever, é necessário apenas contatar pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br ou pelo telefone: 3182-3249. O Museu de Portas Abertas faz parte da programação comemorativa dos 147 anos do Museu Goeldi e da Semana Nacional de Ciênica e Tecnologia,(colocar link para a Programação da Semana), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, cujo tema esse ano é Ciência, Sáude e Esporte.

Serviço - O Museu de Portas Abertas é uma tradição do MPEG.. O projeto propõe ampliar o conhecimento da região e, principalmente, incentivar e divulgar a pesquisa científica. Ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de outubro no Parque Zoobotânico (Av. Magalhães Barata, 376 - São Braz) e nos dias 29, 30 e 21 do mesmo mês no Campus de Pesquisa (Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme). O horário de visitação é de 9h às 12h e de 14h às 17h.

Texto: Alice Martins Morais

Edição: Lilian Bayma