Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu e Natura: Pesquisa e indústria estreitam laços

Museu e Natura: Pesquisa e indústria estreitam laços

Edital da Natura patrocina projetos de inovação com base em pesquisa
publicado: 21/08/2012 10h00, última modificação: 14/07/2017 09h18

Agência Museu Goeldi - Um evento que pretende estreitar os laços entre os pesquisadores do Museu Goeldi e das instituições parceiras da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Rede Namor) com a empresa Natura, acontece no dia 21 de agosto, no Campus do Museu Paraense Emilio Goeldi, em Belém. O encontro tem por objetivo divulgar edital do Programa Natura Campus que vai acolher projetos de ecodesenvolvimento e cooperação em diferentes áreas de pesquisa.

O NIT Amazônia Oriental, do Museu Goeldi, que coordena a Rede Namor (Rede de núcleos de inovação tecnológica das Instituições Tecnologia (ICT) da Amazônia Oriental), é responsável pela organização do evento. Na ocasião, a empresa Natura fará a apresentação da chamada de projetos do Natura Campus, que planeja as atividades de pesquisa em colaboração entre a empresa e parceiros de pesquisa como o Museu. No evento além do lançamento do edital, a equipe da empresa vai esclarecer dúvidas que, por ventura, tenham os pesquisadores do Museu e das ICT partícipes da Rede Namor.

Esta é a primeira experiência, de várias que o NIT Amazônia Oriental pretende promover, trazendo a empresa para dentro do Museu Goeldi para um diálogo aberto com os pesquisadores interessados em apresentar projetos. Fazer esta mediação é papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica e um dos objetivos para os quais os NIT foram criados dentro das Instituições de Ciência e Tecnologia, diz Graça Ferraz, coordenadora do Núcleo no Museu Goeldi.

Temas de pesquisa - Para participação na chamada é necessário que os projetos propostos sejam liderados por instituições de Ciência e Tecnologia sediadas na região amazônica. Os projetos devem contemplar áreas de investigação como: Cultura e Sociedade; Conservação e Biodiversidade; Florestas e Agricultura; e Design de Produtos e Processos.

O Programa Natura Campus, lançado em 2006, é um espaço de construção de redes de inovação da empresa com a comunidade científica e serve como instrumento de estímulo de produção de conhecimento, de inovação e de geração de novos negócios, com base sustentável a partir do uso de produtos da sociobiodiversidade da região amazônica.

Serviço - O evento acontecerá na forma de um bate papo e acontece na terça-feira, dia 21 de agosto, de 9h às 10h, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu, À Av. Perimetral, 1901, em Belém. Conheça a programação completa no www.naturacampos.com.br