Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi apresenta pesquisas de seu Programa de Capacitação Institucional
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi apresenta pesquisas de seu Programa de Capacitação Institucional

De 16 a 18 de novembro, bolsistas do Programa apresentarão resultados de seus trabalhos ténico-científicos em diversos temas, integrando pesquisa, inovação e comunicação da ciência
publicado: 13/11/2015 11h00, última modificação: 08/03/2018 11h29

Agência Museu Goeldi – Capacitar pesquisadores, atrair especialistas e contribuir para a execução de projetos de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico nas Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Esses são os objetivos do Programa de Capacitação Institucional (PCI), do qual o Museu Paraense Emílio Goeldi faz parte desde 2005.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas PCI do Museu Goeldi, instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia e terceira maior unidade de pesquisa do MCTI, poderão ser conferidos em seminário aberto ao público, entre os dias 16 e 18 de novembro.

Com o tema “Integrando pesquisa, inovação e comunicação da ciência” o seminário, que em 2015 está na sua 6ª edição, contará com 35 exposições de trabalhos científicos, incluindo sete painéis e 28 apresentações. A partir de diferentes metodologias e enfoques, os trabalhos tratam de temas como diversidade biológica e conservação, inovação tecnológica, dinâmicas socioculturais e educação e comunicação da ciência na Amazônia. Confira a programação clicando aqui

Resultados - Entre 2013 e 2015, os bolsistas PCI/MPEG participaram e/ou coordenaram 59. No biênio 2013-2015, os bolsistas PCI/MPEG participaram e/ou coordenaram 59 projetos de pesquisa na instituição, o que representa mais de 25% do total de projetos desenvolvidos no período, em grandes áreas como Botânica, Zoologia, Ciências Humanas, Ciências da Terra e Ecologia e Comunicação da Ciência.

Os resultados dessas pesquisas têm sido utilizados com muita frequência, na elaboração de políticas públicas locais e regionais, importantes para o desenvolvimento de estratégias de conservação da biodiversidade e da preservação da cultura material e imaterial de povos indígenas e sociedades tradicionais da Amazônia.

As pesquisas têm gerado ainda publicações de alto impacto, em temas relacionados à biodiversidade e à diversidade cultural na Amazônia. Entre 2013 e 2014, os bolsistas PCI do MPEG respondem por mais de 15% do índice de publicações anuais da instituição, incluindo artigos em periódicos, livros, capítulos de livros e artigos completos em Anais de eventos.

O PCI/MPEG tem sido fundamental também para o alcance de resultados estratégicos no Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Rede NAMOR), liderado pelo Museu Goeldi. Os bolsistas PCI têm atuado em análises das estratégias de proteção do conhecimento e na orientação de servidores técnicos e pesquisadores do Núcleo para a proteção do capital intelectual e tecnológico na região, o que se reflete principalmente no registro de patentes e outras formas de registro de propriedade intelectual.

A Dra. Anna Luiza Ilkiu-Borges, organizadora do Seminário e Coordenadora de Botânica do Museu Goeldi, destaca o avanço na exigência de titulação por parte dos bolsistas PCI da Instituição como um fator que agrega capacidade científica e produtividade acadêmica ao Museu Goeldi: “Em edições passadas, eram contemplados ainda bolsistas com graduação, muitos mestres e poucos doutores. Desde 2014, o foco da instituição está na captação de doutores, e com isso a quantidade de bolsistas com mestrado e graduação diminuiu, mas o nível de titularidade aumentou. Consequentemente, a exigência e o nível dos trabalhos também aumentaram”.

 

Texto: Uriel Pinho