Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi celebra 154 anos e participa do Mês Nacional de C&T com três meses de Portas Abertas
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi celebra 154 anos e participa do Mês Nacional de C&T com três meses de Portas Abertas

A programação variada inicia nesta terça-feira (6), data de aniversário da instituição, com 7 horas na web no evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Em 2020, a agenda de atividades do Portas Abertas do Museu Goeldi será toda virtual e se estenderá até o mês de dezembro apresentando uma grande diversidade de temas e ações.
publicado: 05/10/2020 12h39, última modificação: 05/10/2020 12h39
Miniatura-05-10

Miniatura-05-10

Agência Museu Goeldi - Em 6 de outubro, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) completa 154 anos e abre as portas para uma ampla programação virtual, que irá se estender até o mês de dezembro. Nesse período, pessoas de todos os lugares e a qualquer dia e hora poderão acessar vídeos, rodas de conversa, palestras, seminários, tour, oficinas, jogo digital, cartilha e o festival de gastronomia inteligente. Essas atividades apresentarão uma gama de assuntos diversos, possibilitando que o público entre em contato com estudos na área das ciências naturais e humanas, curiosidades, lugares distantes, coleções científicas e laboratórios que nunca conheceram e, ainda, olhar locais por onde circulam sob outro prisma.

Ofertada anualmente, a agenda do “Museu de Portas Abertas” está incorporada em 2020 ao Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, organizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI com participação de todas as instituições científicas vinculadas a este ministério.

 Manter as Portas Abertas para o público é um compromisso e uma tradição de duas décadas muito cara ao Museu Goeldi. A programação bastante diversificada, que irá se distribuir ao longo de três meses, inicia nesta terça-feira (6) com várias atividades de celebração ao aniversário da instituição, considerada um patrimônio científico, histórico e cultural nacional, que lança um olhar multi e interdisciplinar para a realidade dinâmica e complexa da região amazônica, e agora também ao pantanal. Mais de um século e meio de existência e com muita interatividade com a população, fez com que o MPEG esteja profundamente enraizado no afeto de moradores e visitantes da cidade de Belém.

Primeiro projeto nacional de estudo científico da Amazônia, o Goeldi também é uma das maiores instituições museológicas do país. É o segundo mais antigo museu de história natural criado no Brasil, salvaguardando coleções biológicas (botânicas e zoológicas), de fósseis, minerais e rochas, de pólen, de solos, etnográfica, arqueológica, linguística, bibliográficas, obras raras, documentais, patrimônios históricos e coleções vivas. A sede principal fica em Belém, capital do Pará, mas a logística da instituição incluem 4 bases físicas – Parque Zoobotânico (no centro da cidade), Campus de Pesquisa (bairro periférico), Estação Científica (Flona de Caxiuanã, Marajó – PA) e um Campus Avançado (Cuiabá – MT).

“Com a pandemia, a gente teve que se reinventar, principalmente na área da educação, porque na maioria dos casos todas as nossas programações eram presenciais. A gente recebe as escolas, alunos, professores, comunitários e o público em geral para fazer diversas atividades. No caso do Museu de Portas Abertas, as atividades aconteciam tanto no parque quanto no campus”, conta a coordenadora de Comunicação e Extensão, Maria Emília (Bia) da Cruz Sales.

“Com a pandemia, as aglomerações se tornaram inviáveis e tanto o pessoal do setor de educação, de comunicação social, quanto os pesquisadores, bolsistas, técnicos, os curadores de coleções e os chefes de laboratórios fizeram um esforço enorme para que essas visitas pudessem se dar virtualmente. Esse ano, tudo será na WEB com vídeos, eventos e lives de interação com o público. A gente mantém as portas abertas no ambiente virtual durante os três próximos meses”, explica Bia Sales.

Quem acompanhar a programação de aniversário no dia 06 poderá assistir pelo canal oficial do MCTI no YouTube uma entrevista com a diretora do MPEG, Ana Albernaz, um painel de vídeos de popularização da ciência, que incluem uma visita virtual ao parque zoobotânico, conhecer estudos sobre fungos, a relação entre bactérias e plantas, laboratórios e expedições científicas.

Entre os assuntos que serão abordados nas palestras e rodas de conversa desse dia estão um tour pela história, atividades e números da instituição, a “Arqueologia da Amazônia”, “Tecnologias Inovadoras”, “Aninga - planta medicinal e mística da Amazônia”, “Tecnologias Sociais” e um balanço sobre o conhecimento acumulado sobre a flora amazônica.

“Com a programação totalmente virtual e estendida até dezembro, a nossa expectativa é de alcançar um público muito maior. Assim, nesse processo de popularizar ciência, abrimos e ampliamos o espaço para mais professores, estudantes, comunidade e as demais pessoas interessadas em ciência, educação e Amazônia”, afirma Helena Quadros, que coordena o projeto Museu de Portas Abertas.

 

Outubro - No decorrer das outras semanas, o Museu Goeldi também realizará seminários, oficinas e rodas de conversa sobre temas tão variados quanto as áreas de pesquisa nas quais atua.

No dia 13, será realizado o Seminário do Programa de Estudos Costeiros, que incluirá seminário, palestra e exposição fotográfica.

Já no dia da Alimentação, 16 de outubro, serão publicados vídeos sobre o Araçá-boi e a presença de espécies do gênero Piper no nosso cotidiano.

Para o dia 19 está programado o lançamento de uma cartilha de educação patrimonial, intitulada “Projeto Museu de Portas Abertas como instrumento de mediação”. No dia seguinte, 20, será realizada a roda de conversa "Memória e História na Amazônia - o Arquivo Guilherme De La Penha".

O Seminário Belém das Águas está programado para o dia 22, com uma palestra sobre a Macrodrenagem da Bacia do Una e a roda de conversa "Programa de Estudos Costeiros no Porto da Palha - Olhares e saberes".

No dia 23, haverá a live de lançamento de um jogo digital de ciências, que deve apoiar professores e pais no ensino de temáticas científicas de maneira mais didática.

Dia 29, em comemoração ao dia do Livro, o público poderá conferir os vídeos  “Um passeio pela Biblioteca Domingo Soares Ferreira Penna: produtos e serviços” e “Uma Visita Animal”.

 

Portas Aberta - O Projeto Museu Goeldi de Portas Abertas conta com a participação de todos os setores do MPEG, representados por servidores, terceirizados, bolsistas, estagiários e voluntários que se organizam durante vários dias para compartilhar informações científicas com a sociedade em geral. O projetou aumenta, desse modo, as possibilidades de diálogo, além de permitir o encontro de diferentes gerações de pesquisadores, estudantes e interessados em ciência e tecnologia.

 

Museu Goeldi - Centro pioneiro nos estudos científicos dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimento, organização e manutenção de acervos de referência mundial relacionados à região. Investiga o bioma amazônico aglutinando dados das Ciências Humanas, Biológicas, Sociais e da Terra. É um dos mais antigos, maiores e populares museus brasileiros, e estimula a apreciação, apropriação e uso do conhecimento científico.

Instituição de pesquisa fundada em 1866 na cidade de Belém (PA), onde mantém seu campus de pesquisa e o primeiro parque zoobotânico do país, o Museu Goeldi também conta com uma estação científica localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Marajó (PA), que funciona como um laboratório avançado sobre o funcionamento das florestas tropicais.

O Goeldi coordena o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (MT), a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental.

A sesquicentenária instituição lidera investigações sobre a biodiversidade amazônica e, apenas no século 21, junto com seus parceiros, já apresentou quase 600 novas espécies da fauna, flora e fungos. Suas pesquisas são sustentadas e alimentam 19 coleções científicas principais, que se subdividem em mais de 40 sub-coleções, integradas por mais de 4,5 milhões de itens tombados, entre os quais se destacam ícones da cultura nacional. Atualmente, oferta para a comunidade sete cursos de pós-graduação, sendo cinco em parceria, que contam com o apoio das coleções científicas, bibliográficas, documentais e de laboratórios, como o de Microscopia Eletrônica de Varredura, Química Analítica, Biologia Molecular, Arqueologia Amazônica e Análise e Documentação Linguística.

A missão do MPEG é gerar e comunicar conhecimentos e tecnologias sobre a biodiversidade os sistemas naturais e os processos socioculturais relacionados à Amazônia.

Serviço: Consulte a íntegra da programação, que vai de outubro a dezembro, pelo link http://bit.ly/MuseuDePortasAbertas.

 

Programação de Aniversário do MPEG - 6/10 - no Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações

Acompanhe pelo YouTube https://www.youtube.com/user/ascommcti

 

9h Apresentação e Tour pela história, atividades e números do Museu Goeldi, com Maria Emila Sales e Sue Anne Costa

10h RODA DE CONVERSA: Arqueologia da Amazônia, com Helena Lima, Edithe Pereira e Marcos Magalhães

11h PAINEL DE VÍDEOS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: Visita ao Parque Zoobotânico: animais, flora e patrimônio; Plantas mais Bactérias: será que pode dar certo?; Fungos: além do pão e vinho;  Laboratório Adolpho Ducke; Laboratório de Microscopia de Varredura Eletrônica, Coleção Ornitológica e Expedição Tocantins: Espécies Ameaçadas

12h PALESTRA: Tecnologias Inovadoras do Museu Goeldi, com Amílcar Carvalho Mendes

 

15h PALESTRA: Aninga - planta medicinal e mística da Amazônia, com Cristine Bastos do Amarante

16h ENTREVISTA com a Diretora do Museu Goeldi - Ana Luisa Kerti Mangabeira Albernaz

17h RODA DE CONVERSA: Tecnologias Sociais no Museu Goeldi, com Regina Oliveira, Ana Vilacy Galúcio e Milena Carvalho de Moraes

19h PALESTRA MAGNA: Conhecemos a diversidade da flora da Amazônia?, com Pedro Lage Viana

 

Atividades mediadas pela jornalista Joice Bispo Santos