Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi convida escolas para seguir os passos da onça pintada

Museu Goeldi convida escolas para seguir os passos da onça pintada

Trilhas educativas aliam educação e entretenimento, buscando a conscientização sobre a importância da preservação ambiental
publicado: 25/06/2014 09h30, última modificação: 29/08/2017 14h55

Agência Museu Goeldi – Um dos animais mais populares do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi é o destaque da atividade realizada pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico (Nuvop) do Serviço de Educação e Cultura (SEC). A trilha “Aos passos da onça pintada” será lançada na manhã desta quarta-feira, 25, abordando a vida do felino em cativeiro e a importância de sua conservação na natureza.

A atividade didático-educativa foi idealizada pela estudante de biologia e estagiária do Nuvop Nathália Rendeiro, sob a supervisão da educadora Ms. Helena Quadros. O foco da visita é o viveiro das onças, onde serão dadas informações sobre o comportamento em cativeiro do animal, suas características, alimentação e conservação. Os futuros biólogos, estagiários do Nuvop, farão o acompanhamento dos estudantes durante o percurso que contemplará ainda outros espaços do Parque.

Outras trilhas foram realizadas pelo Nuvop chamando atenção para a fauna do Parque, como a Trilha dos Mamíferos e a Trilha Puruborá (assista o vídeo na galeria do Portal).

Predador em extinção - A onça pintada (Panthera onça) é um predador típico das Américas do Sul e Central. Apesar de estarem no topo da cadeia alimentar, as onças sofrem com a perda de habitat em função dos crescentes índices de desmatamento e estão em fase de extinção.

Refúgio – Atualmente no Parque Zoobotânico vivem duas onças pintadas, aos cuidados da instituição desde que eram filhotes. Luakã, uma fêmea, e Guma, um macho humanizado – ou seja, inadequado para a reprodução – foram resgatados e entregues pelo Ibama. Talismã e Bemp, esta última uma onça-preta, também já viveram no Parque, chegando a alcançar mais de 20 anos. Em ambiente natural, estes animais alcançariam em média um terço desta idade.

Para participar - Instituições de ensino que tenham interesse em participar da atividade devem agendar a visita com antecedência mínima de dez dias. O agendamento pode ser feito pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br, pelos telefones (91) 3182 3219 ou (91) 8801-0664 ou pessoalmente no Nuvop, localizado no prédio da Rocinha, no Parque Zoobotânico. Mais informações sobre o procedimento aqui.

A escola que participar da atividade receberá posteriormente a visita dos integrantes do Nuvop para trocar experiências e apresentar as impressões sobre a visita.

Serviço

Lançamento da trilha interpretativa “Aos passos da onça pintada”, dia 25, às 9h no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, à Avenida Magalhães Barata, 376.

Texto: Júlio Matos