Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi debate as redes PPBio e Geoma

Museu Goeldi debate as redes PPBio e Geoma

publicado: 16/04/2014 10h15, última modificação: 28/08/2017 14h08

Agência Museu Goeldi – O biólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Dr. Leandro V. Ferreira, Chefe da Estação Científica Ferreira Penna, está em Brasília participando da primeira Reunião de Acompanhamento e Avaliação das Redes e Projetos aprovados na Chamada MCTI/CNPq n° 35/2012 – referentes às ações do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma).MCTI/CNPq nº 35/2012 – referentes às ações do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (GEOMA). O evento iniciou na última segunda-feira, 14, e encerra dia 16, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.

Na reunião estão sendo discutidos os principais resultados das Redes PPBio dos biomas Com gestão feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) proporciona a realização de pesquisas científicas em taxonomia, ecologia das espécies e ecossistemas e conservação; a capacitação de recursos humanos através de programas de bolsas, apoio a treinamentos e oferta de cursos, e a sistematização, gerenciamento e divulgação da informação.

O PPBio possui quatro núcleos executores: Mata Atlântica, sob responsabilidade do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ); Semiárido, sob tutela da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Amazônia Ocidental, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e Amazônia Oriental, sob responsabilidade do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Na Estação Científica Ferreira Penna, em Caxiuanã, a equipe de pesquisadores do Museu Goeldi, no âmbito do PPBio, direciona suas atividades à realização de inventários florísticos e fitossociológicos; ao levantamento etnobotânico da flora medicinal e da utilizada no artesanato; a caracterização morfológica com ênfase nas estruturas secretoras; e ao estudo químico de óleos essenciais, além de subsidiar testes de atividade biológica em extratos e óleos essenciais.

Cerrado, Mata Atlântica, Semi-Árido, Campos Sulinos, Amazônia Ocidental e Oriental. Nela, Leandro Ferreira apresentará os principais resultados do PPBio na Amazônia Oriental. Outro propósito deste evento é debater a produção de livros de divulgação dos resultados dos projetos em questão.

Para acessar a programação completa da Reunião de Acompanhamento & Avaliação do PPBio/GEOMA, clique aqui.

Redes

PPBio – Fundado em 2005, o Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI que busca ampliar o conhecimento em biodiversidade nos Biomas Brasileiros. O PPBio Amazônia Oriental é coordenado pelo Museu Goeldi e promove o inventário, a informatização das coleções científicas do bioma amazônico, a formação de recursos humanos especializados e a divulgação do conhecimento científico. O Programa integra mais duas redes: PPBio Amazônia Ocidental e o PPBio Semiárido.

Já a Rede Geoma integra seis unidades de pesquisa do MCTI, sendo o MPEG uma delas. A Rede Geoma desenvolve modelos computacionais capazes de predizer a dinâmica dos sistemas ecológicos e sócio-economicos em diferentes escalas geográficas. A Rede se baseia em uma perspectiva interdisciplinar, com um grupo de pesquisadores com experiência em informação geográfica, modelagem computacional, sensoriamento remoto, ecologia, meteorologia, geografia, computação etc.

Serviço

Museu Goeldi participa da primeira Reunião de Acompanhamento e Avaliação das Redes de Pesquisa, Monitoramento e Modelagem em Biodiversidade e Ecossistemas – PPBio/Geoma, de 14 a 16 de abril, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.a Rede baseia-se em uma perspectiva interdisciplinar, com um grupo de pesquisadores com experiência em informação geográfica, modelagem matemática/computacional, sensoriamento remoto, ecologia, meteorologia, geografia, computação, entre outras. a Rede baseia-se em uma perspectiva interdisciplinar, com um grupo de pesquisadores com experiência em informação geográfica, modelagem matemática/computacional, sensoriamento remoto, ecologia, meteorologia, geografia, computação, entre outras.

Texto: Júlio Matos