Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi discute pesquisa e pós-graduação com representantes da região Norte

As propostas dão suporte às demandas do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação junto às instituições nacionais de fomento
publicado: 28/09/2017 14h00, última modificação: 13/11/2017 17h09

Agência Museu Goeldi - “A pesquisa e a pós-graduação no norte brasileiro: avaliação e estratégias de crescimento” foi o tema do Encontro Regional Norte do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Forprop) realizado na última terça-feira (27), em Belém. A coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ana Vilacy Galucio, foi uma das participantes.

Três temas foram alvo prioritário da atenção dos representantes dos sete estados da região: “Histórico das políticas de fortalecimento da pesquisa e pós-graduação da região Norte”; “O financiamento da pós-graduação e a sua distribuição por regiões” e “Balanço e recomendações para diminuição das assimetrias regionais e cumprimento das metas PNPG 2011/2020”. Além de pró-reitores, também esteve presente a Diretoria de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade Federal do Pará (UFPA), com quem o museu realiza várias parcerias em pesquisa e pós-graduação, sediou o encontro.

Como desfecho dos debates, foi elaborada uma carta do Forprop Norte 2017, que dará suporte a instituições nacionais de fomento para sua atuação nas unidades federativas.