Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi e Peabiru dão início ao ProGoeldi
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi e Peabiru dão início ao ProGoeldi

Instituições firmam parceria na captação de recursos para as comemorações de 150 anos do Museu Goeldi. Um conselho de notáveis já está em formação para conseguir patrocínios e apoio ao projeto.
publicado: 23/07/2015 14h45, última modificação: 27/02/2018 11h50

Agência Museu Goeldi – Para comemorar seu sesquicentenário em 2016, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) está em busca de parceiros. A primeira organização a estabelecer um acordo de cooperação é o Instituto Peabiru. Para apoiar o Museu Goeldi, a Peabiru criou o projeto ProGoeldi, que irá apoiar a captação e gestão de recursos para as comemorações dos 150 anos da instituição.

A cooperação prevê que nos próximos cinco anos sejam desenvolvidas também ações como a criação de uma organização da sociedade civil para fortalecer a capacidade do MPEG em mobilizar recursos.

Programa MuseuGoeldi150­– Criado pelo MPEG para celebrar seu sesquicentenário, envolve ações diversas, desde melhorias no Parque Zoobotânico, incluindo publicações e produtos audiovisuais, bem como exposições e outroseventos científicos e culturais.

A agenda do Programa MuseuGoeldi150 é definida por uma comissão interna especialmente criada para este fim e que inclui representantes de todas as áreas de atuação da instituição. 2016 será um ano festivo para a cidade de Belém, que estará celebrando 400 anos de existência, bem como os 150 de sua instituição científica mais antiga. A proposta do Museu é integrar sua programação com as comemorações da cidade. O Programa MuseuGoeldi150 será apresentado publicamente até setembro de 2016.

ProGoeldi – O instituto Peabiru, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), criou o Programa ProGoeldi considerando três ações iniciais em seu plano:

1. Campanha de patronos e apoios: visa formar um fundo inicial capaz de garantir os recursos mínimos para manter uma equipe profissional e já iniciar pequenas reformas no Parque Zoobotânico.

2. Campanha de crowdfunding:a campanha online será aberta para doações de indivíduos e empresas. Com o crowdfunding, os doadores receberão recompensas exclusivas, especialmente preparadas para este fim, e só oferecidas a eles.

 3. Participação em editais:participação do ProGoeldi em diferentes editais, apresentando propostas para a reforma de recintos do Parque, exposições, livros, eventos culturais e científicos entre outras atividades.

Comitê ProGoeldi - O projeto já conseguiu suas primeiras adesões de patronos e apoios. O presidente do Comitê, Davi Leal, ex-secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Pará, e ex-diretor da Companhia Vale, está atuando voluntariamente com o diretor do MPEG, Nilson Gabas Jr, com o coordenador do instituto Peabiru, João Meirelles, e com o especialista em captação de recursos do instituto, Oswaldo Braglia, para articular o conselho do ProGoeldi.

Na última quarta-feira, 22, o grupo convidou os presidentes da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), José Conrado Azevedo Santos; e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Carlos Fernandes Xavier, para compor o conselho do projeto. Os dois aceitaram prontamente o convite e até agosto a lista inicial de apoiadores do projeto ProGoeldi deverá estar definida.