Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi: espaço de educação

Museu Goeldi: espaço de educação

Estudos sobre as atividades educativas do Parque Zoobotânico são apresentados em Seminário de Iniciação Científica 2013
publicado: 24/06/2013 10h30, última modificação: 14/08/2017 10h06

Agência Museu Goeldi – Comparar a ação educativa de vários museus da cidade de Belém (PA) e de outras cidades brasileiras com as atividades que o Museu Paraense Emílio Goeldi organiza junto aos moradores do bairro da Terra Firme, sobretudo com líderes comunitários e educadores. Esse é o objetivo do trabalho de Camila Alves Quadros, bolsista PIBIC/CNPq, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O estudo se concentra nas ações desenvolvidas pelo Museu quando este assumiu sua função social e propiciou à comunidade de seu entorno uma série de atividades educativas, sociais e lúdicas, que, segundo o estudo, são instrumentos de fortalecimento e incentivo à luta pelo direito à educação. Foram aplicados questionários entre os moradores da Terra Firme com a finalidade de verificar a efetividade das ações do projeto desenvolvido.

Como resultado do trabalho, aconteceu um seminário sobre “Museus, educação e cidadania” na Semana Nacional de Museus, em maio deste ano. Durante o evento, profissionais de museus, educadores e moradores de outros bairros da cidade de Belém discutiram como fortalecer os museus enquanto espaços de educação não-formal. O trabalho de Camila Quadros foi orientado por Nelson Sanjad, da Coordenação de Comunicação e Extensão (CCE).

Na Ilha do Combú – Parte integrante da programação na sessão da Coordenação de Comunicação e Extensão (CCE), o trabalho de Glauco de Araújo Bezerra, do curso de Geografia, orientado por Helena Quadros, do Serviço de Educação e Extensão Cultural (SEC), faz uma análise qualitativa do Projeto O Jardim Botânico vai à Escola a partir de atividades de educação ambiental junto as comunidade ribeirinhas da ilha do Combú.

A Ilha do Combú, localizada na Belém Insular, é considerada em tamanho e espaço territorial a quarta maior ilha da área metropolitana. O Jardim Botânico vai à Escola é projeto elaborado pela Comissão de EducaçãoAambiental (CEA) da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), para estabelecer processos de comunicação e educação ambiental, além de divulgar o papel dos jardins botânicos na conservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade socioambiental.

Três etapas foram desenvolvidas no período de um ano, com visitação dos alunos da Unidade Pedagógica Combú ao Museu Goeldi, a participação de professores e alunos em atividades de educação ambiental e a aplicação de entrevista qualitativa aos professores da Unidade Pedagógica Combú. Para o bolsista, a prática de atividades de educação ambiental junto às comunidades ribeirinhas que habitam a ilha é de grande importância, pois, contribui para a proteção e conservação do bioma que lhes serve de moradia e fonte de subsistência.

Painel – A bolsista Emilly Cistine Barbosa dos Santos, estudante do curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), orientada por Ana Cláudia Silva, também do Serviço de Educação e Extensão Cultural (SEC), apresenta o painel Memória, Percepção e Sociabilidade em um Museu de Belém: Estudo da Percepção e Interação do Público Familiar visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. No trabalho, Emilly identifica as representações do público familiar visitante sobre o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi para compreensão do significado deste local como lugar de memória da sociedade paraense.

Serviço - As apresentações da Coordenação de Comunicação e Extensão (CCE) acontecem no XXI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq, no período de 24 a 28 de junho de 2013, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, sito Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme. Solenidade de abertura às 15h.

Texto: Silvia de Souza Leão