Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi lança edital para bolsas do Programa de Capacitação Institucional

Museu Goeldi lança edital para bolsas do Programa de Capacitação Institucional

São ofertadas 15 bolsas para doutores, mestres e graduados qualificados para atuar em projetos de pesquisa. O prazo para submissão das propostas termina no dia 12 de julho de 2021.
publicado: 23/06/2021 15h01, última modificação: 23/06/2021 15h01

Agência Museu Goeldi - Estão abertas as inscrições de pessoal qualificado para a contribuição na execução de projetos de pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi no âmbito do Subprograma de Capacitação Institucional – PCI/MPEG. No total, são ofertadas 15 vagas para doutores, mestres e graduados, em diferentes áreas de atuação. Para se inscrever, os candidatos devem encaminhar suas propostas ao MPEG até o dia 12 de julho. O resultado final será divulgado no dia 16 de Agosto. Acesse aqui o edital.

Os projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico apoiados pelo Programa de Capacitação Institucional incluem as seguintes áreas de atuação: Dinâmicas Ambientais e Socioculturais; Origem, Manutenção e Usos da Biodiversidade; Modelagem Ambiental da Amazônia (Rede GEOMA) e Inovação e Transferência de Tecnologia. Para conferir o perfil desejado para cada vaga de cada área, acesse aqui o anexo 1.

Entre os requisitos da seleção, o candidato deve ter perfil e experiência adequados à categoria/nível de bolsa PCI da proposta, ter seu Curriculum Vitae cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado em 2021 até a data limite para submissão da proposta, não acumular a bolsa pleiteada com outras bolsas de longa duração do CNPq ou de qualquer outra instituição brasileira, além de não estar matriculado em curso de pós-graduação e não ter vínculo com membros das  Comissões de Pré-enquadramento e Avaliação de Mérito ou de ocupantes de funções gratificadas do MPEG.

As bolsas são operacionalizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e financiadas com recursos oriundos do orçamento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações – MCTI, do CNPq ou do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT. Acesse aqui as categorias de bolsas descritas no Edital PCI 2021.

Os candidatos a bolsas PCI precisam ficar atentos a descrição das vagas, pois, dependendo da formação e do perfil solicitado, as pesquisas poderão ser executadas tanto no Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém), quanto no Instituto de Nacional de Pesquisas do Pantanal - INPP (Cuiabá), no Instituto Mamirauá (Tefé), no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia- INPA (Manaus) ou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (São José dos Campos).

Os projetos de Inovação e Transferência de Tecnologia só serão realizados no Museu Goeldi (Belém). Mas Dinâmicas Ambientais e Socioculturais e Origem, Manutenção e Usos da Biodiversidade poderão ser executados no Museu Goeldi (Belém) ou no INPP (Cuiabá). Já as pesquisas de Modelagem Ambiental da Amazônia (Rede GEOMA) podem ser sediadas no Museu Goeldi (Belém), em Mamirauá (Tefé), no INPA (Manaus) ou no INPE (São José dos Campos).

Submissão das propostas - Os candidatos devem encaminhar suas propostas ao MPEG exclusivamente via e-mail (bolsas_pci@museu-goeldi.br), utilizando-se o Formulário de Inscrição e o Formulário de Produção, até o dia 12 de julho. As propostas enviadas deverão abranger o período de setembro de 2021 a janeiro de 2022. O resultado final será divulgado no dia 16 de Agosto.

PCI/MPEG - O Programa Integrado de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Comunicação da Ciência no Museu Paraense Emílio Goeldi (PCI/MPEG) está orientado para dar sustentação no cumprimento da missão institucional e dos objetivos estratégicos estabelecidos no Plano Diretor da Unidade. Os objetivos incluem consolidar e ampliar competências em Ciência, Tecnologia e Inovação relacionadas à sociobiodiversidade e às transformações da Amazônia continental e costeira, consolidar os acervos do MPEG como referência sobre a sociobiodiversidade e sua evolução, fortalecer o Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental e fortalecer a promoção da Ciência como bem público.

Texto: Nicole Furtado

Edição: Joice Santos

Serviço: Chamada n° 01/2021 - Seleção de Candidatos para Bolsas de Capacitação Institucional do MPEG

Inscrições: Até 12 de julho de 2021