Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi lança informativo “Poranduba”

Museu Goeldi lança informativo “Poranduba”

Público agora tem mais um caminho para ficar por dentro de um dos mais valiosos acervos arquivísticos da Amazônia. Informativo foi desenvolvido pela Coordenação de Informação e Documentação do Museu Goeldi
publicado: 04/05/2016 16h45, última modificação: 20/02/2018 15h42

Agência Museu Goeldi - Vem da família linguística Tupi, um dos grandes agrupamentos de línguas indígenas do Brasil, o nome do mais novo informativo do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG): “Poranduba”. A expressão significa “notícias”, “informações”, e traduz o objetivo de ficar mais próximo e chegar a mais lugares onde o público está.

porandubaO Poranduba foi desenvolvido pela Coordenação de Informação e Documentação (CID) do Museu Goeldi, com auxílio do Serviço de Comunicação Social (SCS) da instituição. A cada três meses, o público poderá conferir em formato digital as ações e novidades da biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, do Arquivo Guilherme de La Penha e das coleções bibliográficas e acervos arquivísticos do Museu Goeldi, lugares que guardam tesouros da história da Ciência na Amazônia, na forma de livros, periódicos, fotografias e itens raros que remontam ao século XVII.

Gilda Ribeiro, coordenadora do CID, conta que o Poranduba nasce levando em consideração os desafios impostos pelas tecnologias digitais. “Vamos nos adequando às novas demandas. Atendemos muito online e digitalizamos tudo que é permitido para este atendimento”, destaca.

É o que afirma também Rodrigo Paiva, Chefe Substituto do Serviço da Biblioteca. “Com o Poranduba, esperamos poder ir até o usuário de forma não presencial, adaptando as relações da biblioteca e do arquivo ao mundo digital”, conta. Rodrigo diz que a intenção é, além de divulgar o sumário de livros e periódicos, produzir notícias e divulgar programações, estabelecendo uma relação com os usuários que seja coerente com as novas tecnologias e sociabilidades mediadas pelos ambientes digitais.

Gilda Ribeiro, Coordenadora do CID, em aprsentação do PorandubaFormato – O “Poranduba” está disponível no Portal do Museu Goeldi, e pode ser acessado também no espaço do MPEG na plataforma Issuu. Entre suas seções, o “Poranduba” traz a “Novas Aquisições: Periódicos & Livros”, onde o público poderá conferir as publicações adquiridas pela biblioteca do Goeldi e ter acesso a artigos por meio de links. Traz também a seção “Especial”, onde serão publicadas matérias e artigos, e a seção  “Notas e Eventos”, onde o público pode conferir a agenda de cursos, palestras e outras programações do CID.

Já a seção “Ciência e Memória” convida a um passeio pelas coleções e acervos arquivísticos e bibliográficos do MPEG, divulgando informações sobre peças valiosas para a história da Ciência na região. Nesta primeira edição, a bibliotecária e pesquisadora do Museu Goeldi, Olímpia Resque, reproduz as descrições de Emílio Goeldi (1859-1917) e as ilustrações de Ernst Lohse (1873-1930) para aves como socós e araras, encontradas em viagens ao Arquipélago do Marajó e às Guianas.

Na seção “Perfil”, o destaque vai para colaboradores que contribuíram para o avanço das áreas de atuação do MPEG. Nesta edição, os leitores podem conferir o perfil de Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011), que foi herpetólogo do Museu durante a maior parte de sua vida profissional e deixou um grande legado, na forma de estudos pioneiros e fortalecimento da Coleção Herpetológica do MPEG. Assim, o Poranduba chega anunciando mais um canal de contato do público com um dos acervos mais ricos sobre as ciências humanas e naturais na Amazônia.

Para conferir a primeira edição (abril - junho de 2016) do Poranduba, clique aqui.

Texto: Uriel Pinho