Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi na 68ª Reunião Anual da SBPC

Museu Goeldi na 68ª Reunião Anual da SBPC

O Museu Goeldi comemora junto aos participantes do evento seus 150 anos. A edição da Reunião traz como tema “Sustentabilidade, tecnologias e integração social”
publicado: 07/07/2016 13h00, última modificação: 16/02/2018 15h03
Exibir carrossel de imagens Estande do museu Goeldi é um dos mais visitados do evento

Estande do museu Goeldi é um dos mais visitados do evento

Agência Museu Goeldi – Além de ser o mês das férias escolares em solo nacional, julho também é sinônimo de Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que acontece desde a década 1940, este ano chega a 68º edição e movimenta o campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, entre os dias 3 e 9 de julho. O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), instituição parceira da sociedade e vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mais uma vez participa da Reunião e comemora seu sesquicentenário com os participantes da Reunião e os visitantes da ExpoT&C e do Circo da Ciência.

Goeldi mostra ciência na Amazônia na 68ª Reunião da SBPCA equipe do Museu Goeldi é integrada pelos educadores Lucia Santana, Alcemir Aires, Cezar Filipe e Diennef Gomes e é responsável pelo estande do Museu Goeldi na ExpoT&C, um espaço dentro da programação dedicado à ciência, inovação e tecnologia. O estande do Museu destaca o sesquicentenário da instituição através de publicações e jogos com foco na sociobiodiversidade amazônica e procura mostrar uma pequena parte da produção científica feita na Amazônia Brasileira.

A coordenadora do Serviço de Educação do Goeldi, Lúcia Santana, resume como está sendo a experiência. “Recebemos pessoas de todos os tipos e de vários lugares, curiosos em aprender sobre a Amazônia e a ciência produzida na região. Estou adorando colaborar como mediadora na SBPC. Encontros ricos”, diz.

O Programa Natureza, ação de educação ambiental do MPEG, está animando a SBPC Jovem, segmento voltado para o público infanto-juvenil que visita o evento. Comandado pelo Macaco Ximbica, o Programa trata de temas como fauna, flora e conservação do meio ambiente por meio de brincadeiras. Na dinâmica “Sensibilização Ambiental, conduzida pelo cientista Cezar Filipe, a plateia tem contato com animais regionais, como a jibóia. “Estamos fazendomuito sucesso, é um dos espaços mais visitados da SBPC Jovem”, informa Alcemir Aires, que interpreta o Macaco Ximbica.

Estande do museu Goeldi é um dos mais visitados do eventoCompartilhando saberes e vivências do Norte do Brasil, o Museu Goeldi participa da Reunião da SBPC a fim de contribuir e dialogar com a comunidade acadêmica nacional. Em um ano tão significativo para a instituição, seus representantes levam consigo a disposição e informações diversas sobre a história, os estudos e as descobertas da instituição científica mais antiga da Amazônia.

SBPC - A Sociedade é uma instituição sem fins lucrativos que tem como finalidade o avanço científico e tecnológico, assim como o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde 1948, a Sociedade possibilita o debate acerca da dinâmica científica em  diversas áreas, assim como sua difusão e a formação de políticas públicas. A Reunião Anual é um evento da Sociedade, em parceria com entidades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Acompanhe a programação do MCTI na 68ª Reunião da SBPC no link: https://goo.gl/jaxh7w

Texto: Juliana Araujo e João Cunha