Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi na Mostra de Ciência e Cultura

Museu Goeldi na Mostra de Ciência e Cultura

Educação, cultura e arte em projeto itinerante pelo Pará
publicado: 21/05/2014 09h30, última modificação: 28/08/2017 14h16

Agência Museu Goeldi – Em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (SECTI/PA), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) promove ações educativas, científicas e culturais para crianças e jovens de norte a sul do estado na Mostra Horácio Schneider de Ciência e Cultura 2014. O evento acontece dias 21 e 22 de maio em Bragança e depois chega ao município de Irituia, nos dias 28 e 29. Em 2013, mais de 50 mil visitantes de 12 municípios paraenses participaram da programação.

O arte-educador Alcemir Aires é o responsável pelas atividades do MPEG durante a Mostra de 2014. Ele comanda o tradicional “Programa Natureza” como o “Macaco Ximbica”. Em formato de programa de auditório, a atração terá encenação teatral, exibição de vídeos comentados, realização de gincana, Hora do Conto Amazônico, dinamização de jogos e kits educativos e distribuição de brindes.

Além disso, será apresentada a exposição “Nós e o Ambiente”, fruto do trabalho desenvolvido pelo Clube do Pesquisador Mirim. Os painéis abordam medidas que podem ser adotadas no dia a dia para que a sociedade melhore sua relação com o meio ambiente, levantando questões sobre água, lixo, poluição sonora, visual e atmosférica.

“A participação do Museu Goeldi é de fundamental importância, pois as ações educativas apresentam resultados das pesquisas que o Museu Goeldi desenvolve na região. Levar esse conhecimento aos municípios tem dado muito certo, pois a receptividade dos alunos é muito gratificante”, comenta Alcemir Aires.

Mostra de Ciência e Cultura 2014 - O evento antecede a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). São realizados minicursos, oficinas, palestras, seminários e exposições interativas baseados na cultura de cada município. Em curso desde o mês de março, a edição deste ano já passou pelos municípios de Acará, Goianésia do Pará, Concórdia do Pará, Salvaterra, São João de Pirabas e Maracanã.

Além do Museu Goeldi, a Mostra de Ciência e Cultura 2014 é feita em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA)Universidade Federal do Pará (UFPA)Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC)Centro de Ciências e Planetário do ParáInstituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)Associação Agroecológica Iara e o Parque de Ciências.

Serviço

Museu Goeldi na Mostra Ciência e Cultura 2014. Dias 21 e 22 de maio em Bragança e 28 e 29 em Irituia, no Pará. A programação conta com exposição, oficinas, palestras e seminários.

Texto: Júlio Matos