Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi na XIII Semana Nacional de Museus

Museu Goeldi na XIII Semana Nacional de Museus

Palestra, oficinas e exposições compõem a programação que o Museu Goeldi oferece na Semana Nacional de Museus de 2015.
publicado: 15/01/2015 11h00, última modificação: 22/02/2018 12h35

Agência Museu Goeldi – A XIII Semana Nacional de Museus acontece de 18 a 24 de maio com o tema “Museus para uma sociedade sustentável” e o Museu Goeldi participa da semana com várias atividades, incluindo exposições, oficinas e palestra.

No dia 19, artesãos do coletivo CRIAR Amazônia, associação de marcas genuinamente paraenses formada por artesãos e designers, ministrarão oficinas com tema rupestre. A iniciativa comemorará os dois anos de existência da associação. Wanda Okada, coordenadora de Museologia do Museu Goeldi afirma que “a parceria do Museu Goeldi com a CRIAR é importante, pois seus produtos estão voltados para a economia criativa envolvendo arte, história, cultura e ciência, onde predomina a capacidade criadora, o comércio justo e a sustentabilidade sempre aliados à pesquisa na região amazônica, que é o foco do Goeldi”.

Ainda no dia 19, às 10h, no auditório Paulo Cavalcante, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, o público interno da instituição poderá conferir a palestra “O que é o Museu? A importância do Museu Goeldi no cenário nacional de museus”, ministrada pela Dra. Sue Costa (Coordenadora do curso de museologia da UFPA).

Outra oficina ofertada será a “Micro olhar sobre o bairro da Terra Firme”, no período de 18 a 22 de maio, pela manhã. A oficina acontecerá na UIPP (Unidade Integrada ProPaz) da Terra Firme, e tem como objetivo apreender a percepção das interações e sociabilidade do bairro por seus moradores por meio de registro de cotidiano e da memória dos participantes.

Os trabalhos desenvolvidos pela turma de 2014 do projeto Clube do Pesquisador Mirim serão apresentados ao público do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi no dia 14 de junho, de 9h às 12h, no Espaço Raízes (área do bambuzal).

Além da programação citada, outras atividades referentes à Semana Nacional de Museus já aconteceram na instituição. De 04 a 06 de maio, o Museu Goeldi recebeu professores do município de Portel para o Seminário "Educação: ações, mudanças e desafios". A cidade é localizada na Flona de Caxiuanã, onde o Museu Goeldi mantém uma de suas bases de pesqusia, a Estação Científica Ferreira Penna.

No último dia 10, aconteceu a abertura da exposição fotográfica “Milha Ilha: Campos Abertos do Marajó”, do fotógrafo Octavio Cardoso, projeto premiado pela FUNARTE e que retrata o cotidiano dos vaqueiros marajoaras. A exposição pode ser conferida no Pavilhão de Exposições do Museu Goeldi (Rocinha), com horários de funcionamento de 9h às 17h, de terça a sexta-feira e de 9h às 15h, aos finais de semana e feriados.

Além da exposição mencionada, o Museu Goeldi apresenta ainda “A Festa do Caium - Ka'apor akaju kawĩ ta’yn muherha” e a mostra “Visões: a arte rupestre de Monte Alegre”, todas também em exposição na Rocinha.

Semana Nacional de Museus - Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), a Semana tem o propósito de mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema, que é lançado anualmente pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus).

A 13ª edição da Semana destaca a importância dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária. Para conhecer mais sobre o tema clique aqui.

Confira a programação que o Museu Goeldi oferece:

Parque Zoobotânico (Av. Magalhães Barata 376, São Braz)

16/05, Manhã – das 09h às 11h

Oficina de adornos cerâmicos

Público: visitantes

Local: ao lado da Rocinha
19/05, Manhã - das 9h às 11h

Oficina de Peso de Papel em cerâmica

Público: pré agendamento no NUVOP (Núcleo de Visitas Orientadas)

Local: Sala Arte e Ciência/porão da Rocinha

19/05,Tarde - das 14h às 16h

Oficina de carimbos em tecido

Público: pré agendamento no Nuvop

Local: Sala Arte e Ciência/porão da Rocinha

14/06, Manhã – 09h às 12h

Exposição: Trabalhos do Clube do Pesquisador Mirim de 2014

Público: visitantes

Local: Espaço Raízes (Bambuzal)

Exposição fotográfica “Milha Ilha: Campos Abertos do Marajó.

Local: Pavilhão de Exposições (Rocinha

Horários: de 9h às 17h, de terça a sexta-feira e de 9h às 15h, aos finais de semana e feriados.

Período: 10 de maio a 27 de setembro de 2015

Campus de Pesquisa (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme)

19/05, Manhã – 10h às 12h

Palestra: O que é o Museu? A importância do Museu Goeldi no cenário nacional de museus.

Ministrante: Dra. Sue Costa (Coordenadora do curso de museologia da UFPA)

Local: Auditório Paulo Cavalcante

Público: interno

UIPP- Unidade Integrada ProPaz da Terra Firme (Av. Celso Malcher n º 920)

Período de 18 a 22 de maio, de 08h às 12h.

Oficina: Micro olhar sobre o bairro da Terra Firme

Ministrantes: Ana Cláudia e Helena Quadros

Inscrições: acsilva@museu-goeldi.br ,hquadros@museu-goeldi.br e pontodememoriaterrafirme@gmail.com

Público: Destinada aos conselheiros do Ponto e para outros moradores engajados.

Texto: Lorena do Couto