Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi no TEDx Ver-O-Peso

Museu Goeldi no TEDx Ver-O-Peso

publicado: 25/03/2013 11h15, última modificação: 13/08/2017 09h31

Agência Museu Goeldi - A ecóloga Marlucia Martins, pesquisadora do Museu Goeldi e do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, será uma das palestrantes do TEDx Ver-O-Peso que ocorre em Belém no dia 23 de março de 2013. A conferência de Belém é um evento independente, organizado por um grupo de brasileiros, sob a licença do TED.

Os eventos TED (Technology, Entertainment, Design) foram criados nos Estados Unidos com o propósito de promover ideias inovadoras que mudam o mundo e mereçam ser disseminadas. Desde 1990 vem sendo realizadas conferências na Europa, Ásia e nos EUA, cujos vídeos são amplamente divulgados de forma gratuita na internet. O TEDx é um programa de eventos locais, auto-organizados, que reúne pessoas para compartilhar múltiplas experiências transformadoras. O TEDx Ver-O-Peso está em sua terceira edição e contará com 16 palestrantes, entre apresentações ao vivo e através de vídeos com objetivo de impulsionar conexões e discussões de alcance local, regional e global.

Marlúcia Bonifácio Martins, atual coordenadora da rede PPBio Amazônia Oriental, vai abordar a conservação da Amazônia Maranhense, a porção mais oriental do bioma e que abrange 81.208,40 km², onde estão localizados 62 municípios. O Maranhão é o estado da Amazônia Legal que possui a menor quantidade de áreas protegidas, alto grau de desmatamento e fragmentação florestal e um dos menores índices de desenvolvimento humano no Brasil. Embora muito ameaçada, a Amazônia Maranhense apresenta imensa riqueza biológica, defendida em grande parte pelo conjunto de Terras Indígenas localizadas próximas a Reserva Biológica do Gurupi. Um cenário altamente explosivo pela intensa pressão da exploração madeireira e da expansão dos municípios.

Acompanhe o TEDx Ver-O-Peso no link http://tedxveropeso.com.br/index.php