Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi oferece curso sobre a diversidade de línguas nas culturas amazônicas

Não é necessário conhecimento prévio e inscrições podem ser feitas gratuitamente por e-mail até o dia 16 de setembro.
publicado: 16/09/2016 09h15, última modificação: 21/02/2018 14h13

Agência Museu Goeldi – No Brasil, são faladas cerca de 160 línguas indígenas. A maior diversidade delas concentra-se na região amazônica e muitas são ameaçadas de extinção. A partir do estudo dessas línguas, é possível investigar conceitos culturais, identificar relações entre povos e montar quebra-cabeças dos caminhos ainda cheios de mistério da demografia e migração de populações ancestrais na região amazônica ao longo do tempo.

Quem tiver interesse por conhecer os caminhos iniciais do estudo dessas línguas e sua relação com as culturas regionais tem até o dia 16 de setembro para se inscrever no “Curso geral sobre a diversidade etnolinguística da Amazônia”. O curso será ministrado pelo Dr. Joshua Birchall (PCI/MPEG) e terá carga horária de 12h, divididas em dois dias (20 e 22 de setembro).

O curso oferece uma introdução às famílias linguísticas da Amazônia. Serão tratados o estado atual da classificação das famílias linguísticas, teorias sobre suas migrações e dispersões, áreas de interação regional entre populações falantes de línguas divergentes, e alguns aspectos tipológicos interessantes das línguas amazônicas.

Também serão abordados os princípios básicos dos métodos utilizados na linguística comparativa. O curso não exige um conhecimento prévio de análise linguística. Participantes de todas as áreas das ciências humanas serão bem-vindos.

Curso geral sobre a diversidade etnolinguística da Amazônia

Data: Dias 20 e 22 de setembro de 2016

Horário: Das 14h às 17h

Local: Sala de reuniões da Coordenação de Ciências Humanas, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém)

Inscrições até 16 de setembro enviando um email para jbirchall@museu-goeldi.br. Participantes pré-inscritos que participarem das duas sessões terão direito a certificado de participação.

Texto: Uriel Pinho