Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi participa da 11° Semana de Museus

Museu Goeldi participa da 11° Semana de Museus

Evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus acontece todos os anos para comemorar o Dia Internacional de Museus
publicado: 14/05/2013 16h45, última modificação: 13/08/2017 12h01

Agência Museu Goeldi – Diversas atividades marcam a participação do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) na 11° Semana de Museus. Evento já tradicional no MPEG, nesse ano a programação conta com exposição, cursos, carro de leitura, encenação de peça teatral, realização de gincana, jogos e uma roda de conversa sobre a arte rupestre na Amazônia.

Museus brasileiros estão com uma programação variada durante a 11ª Semana de Museus, que acontece de 13 a 19 de maio, em todo o país e foi idealizado para comemorar o dia 18 de maio, Dia Internacional de Museus. O objetivo é mobilizar os museus brasileiros com programações em torno de um mesmo tema.

Confira a seguir as atividades que vão acontecer no Museu Paraense Emílio Goeldi na Semana de Museus:

- Seminário de Acolhimento Institucional

Será realizada uma ação de acolhimento para os novos servidores do Museu Goeldi - 33 Assistentes e 01 Analista em CT&I - no dia 15 de maio de 2013, das 8h às 12h, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu.  Os novos servidores serão recebidos pelo diretor Nilson Gabas que fará a apresentação institucional.  No evento, cada coordenador apresentará sua coordenação, explicando a missão da equipe, os serviços ligados e seu pessoal. Além da participação dos novos servidores, o evento contará também com bolsistas e colaboradores.

- Curso de Museologia, Educação e Sustentabilidade

A partir do dia 20 de maio de 2013, no MPEG, o curso ocorrerá com o objetivo de fortalecer o serviço museológico nos Museus do Pará. Será ofertada, inicialmente, uma capacitação interna aos 34 novos servidores da instituição, além de bolsistas e terceirizados. O curso será ministrado por profissionais da comunicação, da pesquisa e da gestão do MPEG.

Museologia, educação e sustentabilidade será o tema a ser discutido entre os participantes para aprimoramento no trabalho museológico e com o intuito de contribuir para a preservação do patrimônio amazônico contemporâneo. O curso será promovido pela Coordenação de Museologia (CMU/ MPEG), no Auditório do Parque Zoobotânico do Museu, com previsão para término no dia 01 de julho de 2013. Os dias de curso serão as segundas e quartas- feiras (de 9h às 12h).

- Seminário “Museu, Educação e Cidadania”

No dia 21 de maio acontece o seminário dedicado a profissionais que se dedicam a trabalhos relacionados à educação em museus, por meio de relatos de experiências praticadas na cidade de Belém. O evento será realizado no auditório Paulo Cavalcante, das 9h às 12h e das 14 às 17h, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, à  Av. Perimetral, 1901.

- Exposição “A Arte Rupestre na Amazônia”

Realizado pelo Museu Goeldi em parceria com a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e patrocínio da Petrobrás, o projetoArte Rupestre de Monte Alegre – difusão e memória do patrimônio arqueológico visa à ampla difusão do patrimônio arqueológico do Brasil, particularmente, a arte rupestre.

A exposição Visões: A arte rupestre em Monte Alegre abre ao público visitante do Museu Goeldi no dia 16 de maio como parte da programação da 11° Semana de Museus. A exposição fica em cartaz de 16 de maio a 30 de setembro, no prédio da Rocinha, no Parque Zoobotânico do Museu, nos seguintes horários: Terça a Sexta – 9h às 12h e 13h às 17h e Sábados, Domingos e Feriados – 9h às 15h

- Roda de Conversa: “A Arte Rupestre na Amazônia”

Relatos realizados por Edithe Pereira, arqueóloga do Museu Goeldi, referente às pinturas rupestres encontradas na região de Monte Alegre (PA) será tema de debate em roda de conversa. Além de Edithe, a programação contará com a presença de outros convidados. A roda de conversa é destinada a alunos do ensino fundamental e médio e ocorrerá uma vez por mês, no período 6 de maio a 21 de junho, no horário de 9h30, no Prédio da Rocinha.

- Carro da Leitura

Para alunos do ensino médio e fundamental, o Carro da Leitura estimula a prática da leitura em crianças, jovens e adultos. No período da exposição “Visões: a Arte Rupestre da Amazônia” será destacada, no carro, publicações referentes à ocupação pré-histórica na Amazônia, dando ênfase para as publicações “A Arte Rupestre de Monte Alegre” e o livro infantil “Itaí – A Carinha Pintada”.

Inspirado nos carros de venda de Tacacá, onde as panelas e cuias são substituídas por livros, o Carro da Leitura fica localizado no Prédio da Rocinha - Pavilhão de Exposições Domingos Soares Ferreira Penna - enquanto durar a exposição. O horário de visitação é de 9h às 11h30 e 14h às 16h30.

- Programa Natureza: Dinamização do Livro Itaí – A Carinha Pintada

Atividade semelhante a um programa de auditório (interativo), com temática sobre o meio ambiente, e apresentada pelo personagem “Macaco Ximbica”, a programação que faz parte da Semana de Museu e é tradição nos eventos temáticos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, o Programa Natureza conta com encenação de peça teatral, realização de gincana, jogos e distribuição de brindes.

Nesta sessão, será realizado um bate-papo com o autor do livro “Itaí – A Carinha Pintada”, Antonio Juraci Siqueira, poeta responsável pela produção textual do livro. No dia também será possível a compra da publicação. O Programa Natureza é voltado para os visitantes do Parque Zoobotânico e acontece no dia 26 de maio - domingo pela manhã – no horário de 10h às 12h, no prédio da Rocinha.

Serviço

A 11ª Semana de Museus acontece de 13 a 19 de maio no Museu Paraense Emílio Goeldi. O evento acontece em todo o país e foi idealizado para comemorar o dia 18 de maio, Dia Internacional de Museus.

Texto: Silvia de Souza Leão