Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi participa de atividades na semana da Primavera de Museus
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi participa de atividades na semana da Primavera de Museus

De 23 a 25 de setembro, especialistas do Goeldi ministram oficina, apresentam trabalhos e apoiam evento para discutir Cultura e Comunicação
publicado: 23/09/2015 14h45, última modificação: 28/02/2018 11h45

Agência Museu Goeldi - A Primavera de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o objetivo de estimular a visitação pública dos espaços museais brasileiros, e que acontece todo ano no início dessa estação considerada sinônimo de vida e renovação. Este ano, a 9ª edição do evento tem o tema “Museus e Memórias Indígenas” e acontece de 21 a 27 de setembro. O Museu Goeldi não possui nenhum evento inscrito oficialmente na temporada cultural do Ibram, mas pesquisadores, técnicos e bolsistas da instituição participam de várias atividades ao longo da semana.

A primeira delas foi a oficina de pinturas corporais e instrumentos musicais indígenas, ministrada no Museu de Arte de Belém na manhã do dia 23, por Suzana Primo dos Santos Caripuna, indígena e socióloga com atuação na Coordenação de Ciências Humanas do Goeldi e Graça Santana da Silva, especialista em antropologia, museóloga e tecnologista com atuação na mesma Coordenação.

Ao longo da semana, Helena Quadros, educadora do Museu Goeldi, além de bolsistas e técnicos ligados ao Núcleo de Visitas Orientadas da instituição, também apresentam trabalhos na Primavera do curso de Museologia da Universidade Federal do Pará. O primeiro deles se intitula “Afro amazônicos e seus símbolos na educação no Goeldi: etnobiologia dos povos tradicionais de matriz africana em trilha no Parque Zoobotânico”, apresentado na tarde do dia 23. Ao longo dessa semana, serão apresentados ainda os trabalhos “A semana dos povos indígenas no Museu Paraense Emílio Goeldi”, “Pontos de Memória: ação integrada de valorização do meio ambiente enquanto patrimônio cultural” e “Integração entre pontos de memória e educadores em museus REMRS: redes integradas”. Para conferir a programação completa dos eventos no curso de Muselogia da UFPA, clique aqui.

 “Caldeirada” e Cultura na Cidade – Já nesta sexta-feira (25) o Parque Zoobotânico do Goeldi recebe, às 15h, a mesa de debate “Isso me diz Respeito”, com o tema “Cultura na Cidade: Atores Sociais e Política Pública em Belém”. A mesa faz parte “1ª Caldeirada Cultura e Comunicação”, evento realizado a partir de parceria entre o projeto Facom 4.0, da Faculdade de Comunicação da UFPA, a Revista na Cuia e o blog de Jornalismo Cultural Reduto CULT. O objetivo é discutir a cena cultural de Belém, incluindo aí políticas públicas, ocupação do espaço cultural urbano e suas relações com a comunicação. Participarão da mesa o presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Belém, vereador Fernando Carneiro (PSOL); o ativista e integrante do Fórum Municipal de Cultura Prof. Dr Valcir Bispo Santos Facecom/UFPA); o Prof. Msc. Cincinato Marques de Souza (FGC/UFPA), que já atuou como Coordenador da Câmara de Políticas Sócio-Culturais na Secretaria de Estado de Governo-SEGOV, e também como Secretário de Cultura do Estado do Pará; e a jornalista Raphaella Marques, mestra em artes pelo ICA/UFPA e militante na área cultural, sendo uma das integrantes do movimento Solar das Artes.

Já a segunda parte da “1ª Caldeirada Cultura e Comunicação” acontece no Belém Hostel, no bairro da Campina. É a “Kuyera!”, um espaço de interação e promoção cultural, que contará com exposições fotográficas do grupo ParÁFRICA e do fotógrafo Yan Belém e também com show da Banda Maraú. A “Kuyera!” contará ainda com exposição de edições da revista “Na Cuia” e um bate papo sobre jornalismo cultural.

Texto: Uriel Pinho

 

Serviço

- Apresentação de trabalhos na Primavera de Museus do Curso de Museologia da UFPA

Local: Atelier das Artes, Instituto de Ciências da Arte (ICA), da UFPA, Campus Profissional - Rua Augusto Correa, nº 1, bairro Guamá.

Dia: 23/09 (quarta)

15:15h - AFRO AMAZÔNICOS E SEUS SÍMBOLOS DA EDUCAÇÃO NO GOELDI: ETNOBIOLOGIA DOS POVOS TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA EM TRILHA NO PARQUE ZOOBOTÂNICO.

Helena Quadros e Tainah Coutinho Jorge.

Dia: 25/09(sexta)

15:45h

A SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS NO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI.

Helena do Socorro Alves Quadros.

16:15h

PONTOS DE MEMÓRIA: AÇÃO INTEGRADA DE VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ENQUANTO PATRIMÔNIO CULTURAL. Camila Quadros; Camila Moura, Helena Quadros; Márcia Vargas.

16:30h

INTEGRAÇÃO ENTRE PONTOS DE MEMÓRIA E OS EDUCADORES EM MUSEUS REMRS: REDES INTEGRADAS. Camila Quadros; Camila Moura;

Helena Alves Quadros; Márcia Vargas.

 

- 1ª Caldeirada Cultura e Comunicação, no Parque Zoobotânico do Goeldi

Local: Av. Magalhães Barata, 376, São Braz (Auditório Alexandre Ferreira, entrada próximo a Av. Alcindo Cacela)

Dia 25/09 (sexta)

15h - Mesa de debate “Isso me diz Respeito”, com o tema “Cultura na Cidade: Atores Sociais e Política Pública em Belém”. Debatedores: vereador Fernando Carneiro; Prof. Dr Valcir Bispo Santos; o Prof. Msc. Cincinato Marques de Souza e jornalista Msc. Raphaella Marques.

 

- 1ª Caldeirada Cultura e Comunicação, no Belém Hostel

Local: Av. Ó de Almeida com Frei Gil, Campina

Dia 25/09 (sexta)

17h – Kuyera!, exposições fotográficas do grupo ParÁFRICA, do fotógrafo Yan Belém, show da Banda Maraú e exposição de edições da revista “Na Cuia”