Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi participa de congresso no Pantanal sobre áreas úmidas

Museu Goeldi participa de congresso no Pantanal sobre áreas úmidas

III Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas começou nessa quarta-feira (22), em Cuiabá. Evento discute a conservação das áreas úmidas, zonas essenciais para a biodiversidade
publicado: 22/06/2016 15h15, última modificação: 23/02/2018 16h20

Agência Museu Goeldi – Elas são imprescindíveis para a saúde da fauna e flora e para o bem-estar da humanidade e ainda assim pouco se conhece e se fala das áreas úmidas (AUs). Localizadas entre o solo e a água, esses ecossistemas ajudam a preservar a biodiversidade. Manguezais, pântanos e lagos são alguns exemplos delas. Para divulgar pesquisas sobre esses ecossistemas e aumentar o conhecimento sobre as áreas úmidas, começou na manhã de hoje (22), em Cuiabá (MT), o III Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas (CONBRAU).

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), através de membros de sua comunidade científica, é um dos participantes do evento, que nesse ano tem o tema “As Áreas Úmidas Brasileiras: estado da arte do conhecimento, valoração, riscos e situação jurídica”. O congresso é um acúmulo das pesquisas e discussões a respeito das áreas úmidas em território nacional. A biodiversidade, os impactos causados pelas mudanças climáticas e pelas atividades humanas (mineração, hidrelétricas, agronegócio, etc.), a identificação e os meios de preservação das AUs estão ente os assuntos abordados pela programação.

A geóloga e agrônoma do Museu Goeldi, Dra. Lourdes Ruivo, é uma das participantes do III CONBRAU. A presença de cientistas da instituição paraense faz parte da parceria desta com pesquisadores do Pantanal por meio do Campus Avançado do Pantanal. O campus, sediado em Cuiabá, é uma estratégia para consolidar o futuro Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP), projeto com participação do Goeldi. Lourdes Ruivo faz parte do grupo gestor do Campus Avançado no Pantanal/INPP. Saiba mais sobre essa parceria aqui.

CONBRAU - O III Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas (CONBRAU) acontece entre os dias 22, 23 e 24 de julho de 2016 no Campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), na capital do Estado. É uma realização do Centro de Pesquisa do Pantanal, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU) e da UFMT. Acesse o site do evento.

dia 22 - congresso-áreas-úmidas