Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi promove capacitação em turismo

Museu Goeldi promove capacitação em turismo

O treinamento tem como público alvo mediadores de agências e alunos do curso de Turismo da Universidade Federal do Pará.
publicado: 26/02/2018 15h00, última modificação: 06/03/2018 09h27

Agência Museu Goeldi – Nesta terça-feira (27), será realizada no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) mais uma capacitação para mediadores de agências de turismo e alunos do curso da Universidade Federal do Pará (UFPA). A ação da Coordenação de Museologia do Goeldi tem como objetivo atualizar e repassar informações sobre os espaços de visitação turística do MPEG, melhorando o serviço de atendimento ao público.

O treinamento não é novidade, pois, desde a década de 80, a instituição procura capacitar os profissionais de turismo para explorar adequadamente o potencial do seu Parque Zoobotânico. Já a parceria formal com a Faculdade de Turismo da UFPA ocorre desde 2016 e faz parte do projeto de extensão “Visitação em Parques Zoológicos: Educação ambiental, ecológica e zoologia na Amazônia”.

Na terça, além dos alunos do projeto e mediadores das operadoras de Cruzeiros, o Museu Goeldi também fará a reciclagem e reforço de informações de sua própria equipe envolvida com o atendimento do público visitante do Zoobotânico.

Roteiro – A capacitação obedecerá duas linhas: histórica, que seguirá o circuito da exposição “Patrimônio e Memória”, e o da fauna e flora, que se adequará às proximidades dos prédios e monumentos históricos.

No roteiro histórico estão incluídos o Pavilhão Domingos Soares Ferreira Penna (conhecido como Rocinha); o Castelinho; a herma de Spix e Martius; o busto de Ferreira Penna; a Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão; o recinto das onças; o Espaço Ernst Lohse (antigo laboratório fotográfico e onde hoje funciona a lojinha); o Pavilhão Emília Snethlage (Diretoria do MPEG) e o Aquário Jacques Huber.

O trajeto da Fauna e Flora desponta o Preguiçário; os recintos de Psitacídeos, Aves Aquáticas, Ariranhas, Tartaruga da Amazônia, Jabutis, Jacarés, Pequenos Quelônios, Macacos e Gavião Real

Extensão – O projeto “Visitação em Parques Zoológicos: Educação ambiental, ecológica e zoologia na Amazônia” tem como objetivo principal incentivar a prática de visitas monitoradas por discentes da Faculdade de Turismo (FACTUR) nas dependências do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

O projeto surgiu em novembro de 2016 e faz parte do convênio de cooperação técnico-científica do Museu Goeldi e a UFPA. Atualmente a equipe é formada por um bolsista e 15 voluntários, todos alunos do curso de turismo. Para Wanda Okada, coordenadora de Museologia do Goeldi, a parceria é muito importante, pois promove a integração entre as instituições, possibilita uma vivência diferenciada aos acadêmicos da Factur em um dos locais mais procurados pelos turistas da cidade de Belém e contribui para elevar a qualidade das visitas dentro do Museu Goeldi. “Este convênio é um apoio fundamental, especialmente com os cortes no orçamento do Museu Goeldi e a consequente diminuição do quadro de terceirizados que atuam no atendimento ao público. Prova que uma parceria pode, sim, trazer benefícios para todos: discentes, gestores e visitantes”, afirma Okada.

Serviço | Capacitação/visita guiada para mediadores de operadoras de cruzeiros e alunos do curso de Turismo.

Data: 27 de fevereiro de 2018, às 8h30.

Local de concentração: em frente ao Pavilhão de Exposições (Rocinha).

Entrada pelo portão da Travessa 9 de Janeiro.

Roteiro: Fauna e Flora / Patrimônio e Memória.

Facilitadores: Fauna – Thatiana Figueiredo; Flora – Amir Lima; Patrimônio e Memória – Karol Gillet Soares.

Texto: Karolina Pavão.