Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi promove oficina sobre essências da Amazônia

Museu Goeldi promove oficina sobre essências da Amazônia

A atividade faz parte de projeto que promove atividades culturais e terapêuticas, com o objetivo de valorizar o idoso
publicado: 15/10/2014 16h45, última modificação: 29/09/2017 15h18

Agência Museu Goeldi – Cumprindo a programação em celebração ao mês de aniversário do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), na manhã da última terça, 14, foi promovida a oficina “As essências da Amazônia e Sua Utilização”. A atividade faz parte do projeto “Potencialização e Valorização do Saber do Idoso”, e foi conduzida por Maria Filomena Secco, do Serviço de Educação e Extensão (SEC) do Museu Goeldi e coordenadora do projeto.

O projeto, que existe há nove anos, é voltado para o público idoso, tendo como objetivo a troca de informações científicas e populares e a integração entre seus participantes por meio de atividades socioculturais e terapêuticas que buscam contribuir para a melhora da autoestima do idoso.

A atividade foi dividida em duas partes: teoria e prática. Na primeira etapa os participantes tiveram acesso a informações sobre ervas e raízes aromáticas como Mururu, Pau Brasil, Patchouli e outras plantas regionais, das quais são extraídas essências que posteriormente, na etapa prática, puderam ser usadas na elaboração de sabonetes artesanais pelos próprios idosos.

Segundo Filomena, “há uma troca de saber científico e popular. A oficina, por exemplo, é uma forma de valorizar a capacidade dos idosos em adquirir novos conhecimentos e também repassar o conhecimento popular”. Com esta proposta, de acordo com a servidora, ao participar do projeto o idoso tende a tornar-se disseminador das informações para outros segmentos da sociedade, contribuindo assim para a divulgação científica.

Teatro - Além da oficina, o público do projeto está se preparando para apresentar a peça “Foi Boto Sinhá”. O grupo de idosos está sendo coordenado por Maria Filomena Secco e pela terapeuta Izabel Cristina Fagury (Funpapa). A apresentação está prevista para o dia 31 de outubro, às 10h, no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi.

Filomena explica que as atividades do projeto são propostas em meio ao diálogo entre os seus participantes. “No caso do teatro, é uma atividade terapêutica que contribui para a melhora da auto-estima e combate a depressão”, afirma. O grupo teatral é formado por 22 pessoas e as peças já foram apresentadas em diversas instituições como hospitais, universidades e escolas.

Texto: Lorena do Couto.