Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi recebe caravana para criação de projetos culturais

Museu Goeldi recebe caravana para criação de projetos culturais

O workshop faz parte do programa de financiamento combinado que une recursos disponibilizados pelo BNDES ao financiamento coletivo. Além de Belém, a caravana – que iniciou em Brasília – passará por Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A proposta é que as oficinas auxiliem na inspiração e criação de projetos para o edital, cujas inscrições se encerram no dia 15 de agosto.
publicado: 25/06/2019 15h00, última modificação: 25/06/2019 15h15

Agência Museu Goeldi Nesta quarta-feira (26), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) recebe a Caravana Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, que irá ofertar oficinas gratuitas para a criação de projetos culturais. A ação integra o Programa Matchfunding de Cultura, aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Aliando o modelo de financiamento coletivo (crowdfunding) com o apoio financeiro de uma empresa ou instituição (matchfunding), a ação se baseia no engajamento da sociedade.

Durante o workshop, os participantes irão compreender mais sobre a proposta do Programa e serão auxiliados no desenvolvimento de projetos culturais. No treinamento, os participantes também receberão orientações sobre como apresentar seus projetos de forma a gerar interesse por parte do público e como elaborar estratégias de mobilização de sucesso. A programação será realizada no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do MPEG. Com vagas limitadas, é necessário que os interessados se inscrevam previamente.

Além do BNDES, o Programa Matchfunding de Cultura BNDES é conduzido pela Sitawi Finanças do Bem, organização que atua no campo das finanças sociais, e mediado pela Benfeitoria, empresa que opera uma das principais plataformas de crowfunding no país e hospeda o site do programa. A expectativa é que a iniciativa apoie até 80 projetos selecionados ao longo de 2019 e 2020.

Programa – O Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural é uma iniciativa-piloto inovadora de financiamento a projetos que deixem legado a patrimônios culturais materiais e imateriais brasileiros.

Para participar, os projetos devem se enquadrar em uma das quatro categorias da seleção: "Promoção & Inclusão", "Inovação & Tecnologia", "Educação & Inspiração" e "Preservação & Memória". As propostas serão avaliadas de acordo com os critérios de impacto, inovação, tradição, perenidade, perfil da proponente e custo-benefício.

A seleção ocorrerá em quatro “ondas”, entre junho e setembro de 2019. Em cada uma, um comitê curador selecionará cerca de 10 propostas que participarão de um processo de capacitação em financiamento coletivo feito pela Benfeitoria. Após essa etapa, os projetos serão inseridos na plataforma para arrecadação junto ao público por um período entre 30 e 60 dias.

As inscrições vão até o dia 15 de agosto. Mais detalhes poderão ser vistos no workshop ou no edital do Programa.

Serviço | Caravana Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural

Data: Quarta-feira (26), de 9h30 às 17h

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do MPEG (Av. Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém/PA).

Inscrições: Devem ser feitas previamente pela plataforma Benfeitoria

Mais informações: Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural