Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi recebe doação de madeira do Ibama

Museu Goeldi recebe doação de madeira do Ibama

São aproximadamente 16 metros cúbicos que serão transformados em bancos para visitantes do Parque Zoobotânico.
publicado: 10/09/2019 11h30, última modificação: 10/09/2019 11h59

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) recebeu a doação de 16,56 m3 de madeira popularmente conhecida como Ipê amarelo (Handroanthus serratifolius). O termo para formalização do ato foi assinado em maio deste ano pela diretora da instituição, Ana Luisa Albernaz, e a superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no estado do Pará, Clívia Bezerra Araújo.

A madeira possui valor comercial e o lote doado foi avaliado em cerca de R$ 150.000,00. Segundo a coordenadora de Administração do Museu Goeldi, Roseny Mendes, “a madeira doada será usada na construção de novos bancos para o Parque Zoobotânico, passarelas e mobiliário, entre outros”. Todas as estruturas em que a madeira for usada receberão placas padronizadas identificando o material doado, para que a benfeitoria possa ser identificada pelos visitantes.

Museu Goeldi recebe doação de madeira do Ibama.jpg

Ipê amarelo – O Handroanthus serratifolius é uma árvore brasileira conhecida por sua beleza, principalmente quando a copa está coberta pelas flores amarelas. A madeira é muito usada em pisos, dada a beleza do acabamento e à sua durabilidade. Possui coloração e cheiro quase imperceptíveis e devido à sua excelente qualidade atinge alto valor comercial.

Origem – A doação ao Museu Goeldi foi possível pela parceria entre os dois órgãos federais. O Ibama realiza operações de apreensão de madeiras extraídas ilegalmente e todo o material apreendido é doado para órgãos públicos e afins, como o Museu Goeldi.

Texto: Juliana Soares