Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi terá novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia

Museu Goeldi terá novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia

A proposta foi aprovada pelo MCTI e o CNPq e agrega pesquisa em sociobiodiversidade, produção sustentável, políticas públicas, educação e comunicação
publicado: 13/05/2016 13h45, última modificação: 14/06/2018 09h50
dia 13 - novo instituto

Agência Museu Goeldi – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq divulgou os projetos recomendados para aporte no maior edital de apoio a pesquisa no Brasil - dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). O projeto submetido pelo Museu Goeldi, denominado “Biodiversity and land use in Amazonia - Socibiodiversity conservation in sustainable landscape – INCT CONSOBIO”, coordenado pelo Dr. Alexandre Luis Padovan Aleixo (MPEG) foi um dos 2 aprovados para o estado do Pará. O objetivo do Edital é apoiar atividades de pesquisa em áreas estratégicas ou na fronteira do conhecimento, a fim de solucionar problemas nacionais.

No comitê gestor do projeto do INCT CONSOBIO, além do Museu Goeldi estão a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O projeto selecionado nesta chamada dá continuidade e expande o INCT “Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia”, que iniciou suas ações em 2009 sob a coordenação de Ima Vieira. O foco deste primeiro INCT é desenvolver estudos sobre a biodiversidade e paisagem amazônica, criando bases científicas para novos estudos e práticas econômicas sustentáveis, de educação para sustentabilidade, além de fornecer subsídios às políticas públicas direcionadas ao Arco do Desmatamento - faixa territorial no sul da Amazônia que se estende por 244.420 km² e que foi apontada como área prioritária de atuação.

Ampliando horizontes - O novo INCT CONSOBIO, por sua vez, pretende aumentar o impacto das pesquisas ao expandir a área de atuação destas. A proposta aprovada possui uma disposição complexa, relacionando diversas localidades com os eixos temáticos apresentados. Esses eixos consistem em: Biodiversidade e Paisagem; Biodiversidade, Processos Ambientais e Mudanças de Uso da Terra; Sociobiodiversidade e dinâmicas culturais na Amazônia; Governança socioambiental, vulnerabilidades e produção sustentável e o Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Comunicação e Educação. O novo Instituto Nacional também amplia a cooperação internacional e a formação de recursos humanos mantendo vínculos estreitos com 10 programas de Pós Graduação e capacitação de professores de redes públicas de ensino, e propondo processos e estratégias de educação continuada.

Veja abaixo o mapa de atuação do projeto aprovado.

dia 13 - novo instituto