Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu na volta às aulas I Na volta às aulas, Museu Goeldi divulga serviços

Museu na volta às aulas I Na volta às aulas, Museu Goeldi divulga serviços

Visitas orientadas, Clube do Pesquisador Mirim e empréstimos da Coleção Didática estão entre os serviços que o Goeldi oferece. Monitores, turmas de iniciação científica no nível fundamental e médio e acervo científico para uso escolar compõem alguns dos atendimentos da instituição
publicado: 30/01/2013 11h45, última modificação: 08/08/2017 10h54

Agência Museu Goeldi – Desenvolver, divulgar, sensibilizar, educar. Sob estes eixos trabalha o Serviço de Educação (SEC) do Museu Paraense Emílio Goeldi. Para atender aos visitantes do Parque Zoobotânico (PZB) são realizadas ações educativas que demonstram a importância da preservação ambiental e cultural da Amazônia.

As atividades educativas realizadas no Parque proporcionam entretenimento e informação sobre a fauna, a flora e os recursos naturais da região. Monitores são treinados para guiar grupos escolares em trilhas no Parque utilizando métodos diversos e roteiros direcionados a interesses específicos.  As oficinas de arte e ciência são ministradas a professores e alunos que juntos utilizam  instrumental artístico deixando o aprendizado mais agradável. Ao longo do ano e em datas especiais como a Festa da Árvore, a Semana dos Povos Indígenas; e o Dia das Crianças, são

Clube do pesquisador mirim

realizadas atividades com temas que relacionam meio ambiente e sociedade sempre com proposta educativa.

Pesquisa na Infância - O Clube do Pesquisador Mirim (CPM) é um projeto atuante há mais de 20 anos e busca estimular em crianças do ensino fundamental o interesse pela Ciência. Pesquisas são realizadas no Museu Emílio Goeldi, num primeiro contato com métodos e técnicas científicas.

Alunos do clubeMais de duas mil crianças já participaram do Clube, que no ano passado ofereceu 120 vagas distribuídas em seis turmas. A cada turma é dado um tema sobre o qual, através de análises teóricas e práticas, pesquisas bibliográficas e de campo, visitas técnicas e seminários contribuem

para o interesse pela Ciência, permitindo a descoberta de vocações nas áras científicas que no MPEG são desenvolvidas, quais sejam: Zoologia, Botânica, Antropologia e Geologia.

Entre os temas mais recentes tratados no Clube do Pesquisador Mirim destacam-se: Borboletas da Amazônia; Abelhas da Amazônia; Lagartos da Amazônia; Curiosidades da Flora; Cultura e Meio Ambiente, e Clube On Line.

As turmas do Clube do Pesquisador Mirim para 2013 abrem em Março próximo, quando também acontece adivulgação dos trabalhos realizados pelas turmas de 2012. A apresentação está marcada para o dia 2 de março, domingo, e é uma excelente oportunidade para conhecer o funcionamento do Clube.

Todos os anos é lançado edital para o processo seletivo. Na divulgação a ser feita em março indica-se o passo a passo da seleção dos jovens pesquisadores, que consta de preenchimento de um questionário juntamente com a realização de atividades didáticas para avaliar o interesse dos estudantes em participar do projeto. São aceitos alunos de escolas públicas e privadas da capital e região metropolitana, matriculados entre as terceira e oitava séries (quarto ao nono ano) do ensino fundamental.

Muitos dos hoje instrutores do Clube são ex-pesquisadores mirins e que atualmente estagiam no MPEG.

Sobre o Clube do Pesquisador, aguarde a divulgação do edital ou faça contato pelo telefone 3219-3324.

Texto: Júlio Matos

Galeria de Imagens:
Clube do pesquisador mirimAlunos do clube