Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Música no Museu Goeldi apresenta a Jovem Guarda

Música no Museu Goeldi apresenta a Jovem Guarda

No dia 20, as músicas que marcaram os anos 60 em um dos mais importantes movimentos culturais no Brasil vão ser rememoradas pela Escola de Música da UFPA. Será o segundo espetáculo do grupo que, em maio, realizou o show “O Tom da Bossa”, em homenagem a Tom Jobim.
publicado: 19/06/2018 10h23, última modificação: 19/06/2018 10h30

Agencia Museu Goeldi – Nesta quarta-feira (20), às 16h, os visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi contarão com mais um show do programa Música no Museu. O novo espetáculo traz para o palco do auditório do Museu Goeldi as músicas do movimento brasileiro conhecido como Jovem Guarda, que lançou na cena musical nomes como Roberto Carlos, Wanderleia e Erasmo Carlos.

Trata-se da segunda de uma série de apresentações mensais do grupo de alunos de canto popular da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) no Museu Goeldi. Em maio, os jovens artistas emocionaram o público com o espetáculo "O Tom da Bossa", em que interpretaram clássicos do compositor, instrumentista, regente e arranjador Tom Jobim.

A Jovem Guarda impulsionou uma geração de jovens no Brasil. Conforme explica a professora Joelma de Almeida, idealizadora do espetáculo e responsável pela seleção do repertório, o ambiente musical brasileiro, alimentado e influenciado pela música norte-americana, mais precisamente o rock’n’roll, criou no país um grande mercado de consumidores encantados por novidades. Isso fez com que a música brasileira absorvesse os componentes estrangeiros, surgindo aos poucos vários cantores e compositores nacionais que resolveram investir no gênero.

Entre esses artistas, destacam-se nomes como Tony e Celly Campelo, Sergio Murilo, grupos como The Jordans, The Jet Blacks e The Cleverse e o trio composto por Roberto Carlos, Wanderleia e Erasmo Carlos, cujo repertório será a base para a interpretação dos alunos da turma de canto. “Cantar Jovem Guarda não é somente conhecer um repertório da Música Popular Brasileira, mas realizar um show onde a técnica vocal, a performance de palco e a emoção estão presentes, dando vida a um repertório que embala gerações”, explica a professora.

As canções desta quarta-feira terão como intérpretes Carol Ferreira, Danielly Silva, Dandara Avlan, Doriene Monteiro, Flávia Lima, Ingrid Lima, Jady Roberta, Luana Pereira, Sâmela Cristina, Suellen Bastos, Silvana Freire, Victória Jiovana Bezerra. Os instrumentistas serão José Agostinho Fonseca (Piano), Adelbert Carneiro, Breno Silva, Camila Barbalho (Contrabaixo), Raissa Monteiro e Thiago Costa (Guitarra), Luan Abdul (violão), Lucas Viana (Bateria). Quem estiver interessado em reviver os clássicos da Jovem Guarda e apreciar o talento vocal dos alunos da Escola de Música da UFPA, basta comparecer ao Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, às 16h.

Serviço | Música no Museu – Jovem Guarda

Data: Quarta-feira, 20 de junho de 2018, às 16h.

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira - Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376, São Braz).

Realização: Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e Museu Goeldi