Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Natal solidário

Natal solidário

Os beneficiados serão os moradores das comunidades do entorno da Floresta Nacional de Caxiuanã, no Marajó
publicado: 27/11/2013 15h30, última modificação: 22/08/2017 14h40

Agência Goeldi – No dia 30 de novembro e 1º de dezembro a arrecadação da bilheteria do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio (MPEG) será destinada para a aquisição de brinquedos e material escolar para crianças que moram no entorno da Floresta Nacional de Caxiuanã (Flona), onde fica a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), base de pesquisas do Museu Goeldi.

O Museu, todos os anos, promove ações para tornar o Natal das crianças ribeirinhas mais feliz. Além dos recursos da bilheteria, está sendo realizada uma campanha interna junto aos servidores para arrecadar donativos.

Entrega dos presentes - Um grupo de voluntários, formado por servidores e colaboradores do Museu Goeldi e de outras instituições, além da participação de um "Papai Noel", realizam as entregas nos dias 6 e 7 de dezembro nas comunidades do município de Portel. Nos dias 8 e 9 de dezembro será a vez das comunidades de Melgaço. Já as famílias da comunidade de Caxiuanã receberão as doações no dia 11 de dezembro.

Segundo a coordenadora da campanha, Socorro Andrade, aproximadamente 600 crianças na faixa etária de 0 a 10 anos serão beneficiadas. Segundo dados de 2011, a Flona tem 413 habitantes, divididos em 26% de adultos, 28% de jovens e 46% de crianças.

Ciência na Floresta – Em outubro de 2013, a Estação Científica Ferreira Pennabase avançada de pesquisas do Museu Goeldi, completou 20 anos de atividades. Localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará, a ECFPn, foi inaugurada em 1993, e é fruto da cooperação entre o Museu Goeldi e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Localizada a 400 km em linha reta de Belém, Pará, a infra-estrutura da Estação inclui hospedagem para até 40 pessoas, refeitório, auditório, laboratórios, barcos, torre de controle de coleta de dados metereológicos, acesso à internet e telefonia com o apoio do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).

Serviço

O Natal Solidário acontece todos os anos no Museu Goeldi. As doações serão feitas nos dias 6, 7, 8, 9 e 11 de dezembro de 2013, para comunidades dos municípios de Portel e Melgaço. Durante a campanha, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, estão mantidos os valores dos ingressos para o Parque Zoobotânico com inteira a R$ 2,00 e meia a R$ 1,00. Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. O Parque abrirá de 9 às 17 horas.

Texto: Kamila Nascimento

Edição: Lilian Bayma