Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota - Incêndio no Museu da UFMG
conteúdo

Notícias

Nota - Incêndio no Museu da UFMG

publicado: 16/06/2020 17h29, última modificação: 16/06/2020 18h03

Nota - Incêndio no Museu da UFMG

O Museu Paraense Emílio Goeldi lamenta com profundo pesar o incêndio que atingiu o Museu de História Natural e Jardim botânico da Universidade Federal de Minas Gerais, ocorrido no dia de ontem, 15 de junho de 2020.  

Eventos trágicos como este não param de ser contabilizados, como o incêndio no Instituto Butantan (2010), o incêndio do Museu Nacional, ocorrido há menos de dois anos (2018) e, agora, a triste notícia do incêndio MHN da UFMG, que representa a perda de mais um acervo importante e insubstituível .

Estima-se que tenham sido perdidos itens relevantes resultantes de longos anos de pesquisas nas áreas de Arqueologia, Paleontologia, Etnografia e Zoologia, e que documentam nossa história, nossa ciência e nossa biodiversidade. 

Essas tragédias têm em comum o fato de serem reflexos de longo prazo da negligência com o patrimônio nacional de políticas de desvalorização da ciência e da cultura no país. 

Nossa solidariedade a esta instituição parceira do Museu Goeldi em tantos projetos de pesquisa, estendida aos seus funcionários, professores e alunos.

Que contem com todo nosso apoio

MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI