Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas espécies e novos pesquisadores

Novas espécies e novos pesquisadores

O trabalho científico é fruto de intenso processo de treinamento e capacitação de recursos humanos que renovam os quadros de pesquisa do país
publicado: 25/06/2013 10h35, última modificação: 14/08/2017 10h03

Agência Museu Goeldi - A descrição de novas espécies é sempre um exercício científico de valor e resulta em treinamento de jovens pesquisadores. Com bacias hidrográficas de porte, o norte brasileiro é local privilegiado para estudos de natureza científica.

Do Xingu, rio que nasce no estado de Mato Grosso, segue pelo estado do Pará e deságua próximo à bacia do rio Amazonas e do Pindaré-Mearim, no Maranhão, vêm duas descrições de novas espécies de peixes em trabalho minucioso e detalhado que revela aspectos dos gêneros Aspidoras e Characidium. Semelhanças e diferenças são exploradas como forma de treinar duas jovens pesquisadoras e sua capacidade de descrever, para o que é necessário um olhar apurado e um cuidado pleno na descrição de detalhes.

Fecundidade em camarões - Os camarões Palaemonetes carteri e a sua fecundidade  são analisados a partir de coleta realizada em 11 igarapés da Floresta Nacional de Caxiuanã, localizado entre os municípios de Portel e Melgaço, no Pará.

Serviço – XXI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq, de 24 a 28 de junho de 2013, no Auditório Dr. Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, sito Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme.

Texto: Jimena Felipe Beltrão