Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas possibilidades para a ciência na Amazônia

Novas possibilidades para a ciência na Amazônia

Museu Goeldi destaca estudos que promovem inovações nos processos de produção do conhecimento científico e na ampliação do acesso para diferentes segmentos sociais
publicado: 21/03/2014 14h15, última modificação: 22/08/2017 16h21

Agência Museu Goeldi - O seminário Integrando Pesquisa, Inovação e Comunicação da Ciência, do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), termina com um balanço positivo. Muitos bolsistas seguiram para o mestrado, outros para o doutorado, formando uma nova rede de pesquisadores para a Amazônia.

Na quinta feira (20), último dia do evento, foram escolhidos os três trabalhos destaques  apresentados durante o Seminário, que irão concorrer ao prêmio nacional PCI, além de apontar uma Menção Honrosa. Os indicados receberam como prêmios um notebook e um tablet, doados pela Sol Informática, e uma passagem aérea para participar de um evento científico, oferecido pelo próprio Museu Goeldi.

A Presidente da Comissão de Avaliação do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi, Dra. Ana Vilacy Galúcio, em sua fala durante o encerramento do Seminário, destacou a excelência dos trabalhos apresentados. Vilacy também ressaltou que o programa alcança, assim, seus objetivos que é a formação de pesquisadores especializados e o fortalecimento da pesquisa e infraestrutura científica e tecnológica para a região.

Destaques do Programa – Um estudo sobre a amphisbaena, espécie de cobra cega de difícil coleta, trabalho desenvolvido por Jerriane Oliveira Gomes, mestre em Zoologia pelo Museu Goeldi, foi o primeiro colocado na seleção de trabalhos do Seminário PCI. O bolsista buscou prever novas áreas de ocorrência e mapear a distribuição da espécie a partir de 19 variáveis bioclimáticas. Jerriane foi orientado pela bióloga e Coordenadora de Ciências da Terra e Ecologia do MPEG, Dra. Ana Luisa Albernaz Ele identificou a ocorrência da espécie no Pará, Piauí, Tocantins, Maranhão e Amazonas. O bolsista  recebeu um notebook Sony Vaio ao final da cerimônia entregue pela Dra. Marlúcia Martins, Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação do Museu Goeldi.

O segundo lugar ficou com Clodomir Soares Souza Junior, graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário do Estado do Pará, orientado pelo Dr. Marcos Paulo Alves de Sousa, Chefe do Serviço de Tecnologia da Informação do Museu Goeldi. O trabalho Implementação do Sistema Gerencial de Informação do Acervo Arqueológico do Museu Paraense Emílio Goeldi desenvolveu uma estratégia para relacionar diferentes bases de dados da Reserva Técnica "Mário Ferreira Simões" do Museu Goeldi, que possibilitou  administrar todos os processos da arqueologia de forma eficiente e capaz de garantir a segurança dos dados. O bolsista recebeu uma passagem aérea, para participar de um evento científico, entregue pelo seu orientador.

Martha do Socorro Lima de Carvalho, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará, orientada pelo Dr. Horácio Higuchi, da Coordenação de Museologia do Museu Goeldi, ficou em terceiro lugar com o trabalho Contribuição para um plano de acessibilidade do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi a pessoas com necessidades especiais e públicos com mobilidade reduzida. O trabalho analisou diferentes aspectos que dificultam o acesso ao Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, prevendo construções adequadas e a adoção de tecnologias especializadas para esse público. A bolsista recebeu um tablet Sansung Galaxy Note que foi entregue por Ulisses Galatti,  Coordenador Geral do PCI.

Menção honrosa - Eliete da Silva Brito, Mestre em Ciências Biológicas, na área de concentração Botânica Tropical pelo Museu Goeldi e da Universidade Federal Rural da Amazônia, foi orientada pela Dra. Anna Luiza Ilkiu-Borges, Chefe da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi. Eliete recebeu menção honrosa pelo trabalho Briófitas nas ilhas Caviana e Mexiana, Município de Chaves, Olha do Marajó, Pará, Brasil. A bolsista estudou a riqueza, composição e aspectos ecológicos da bioflora na Ilha do Marajó, onde encontrou 35 novas ocorrências.

Seminário - O Seminário do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Museu Paraense Emílio Goeldi aconteceu no período de 18 a 20 de março de 2014, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.

Com o tema Integrando Pesquisa, Inovação e Comunicação da Ciência, a programação do evento incluiu 27 apresentações orais e 16 painéis. Os trabalhos destaques escolhidos no último dia da programação concorrem ao Prêmio Nacional do PCI. O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) participa desde 2005 do Programa de Capacitação Institucional, criado no âmbito do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).

Texto: Silvia de Souza Leão