Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O atendimento ao público em uma casa de ciência

O atendimento ao público em uma casa de ciência

Curso de Museologia debate formas de atendimento e a diversidade do público que visita o Museu Goeldi
publicado: 05/11/2013 10h45, última modificação: 22/08/2017 13h16

Agência Museu Goeldi – “De que forma estamos lidando com o nosso público visitante? Quais as formas e estratégias para repassar o conhecimento científico para as pessoas que nos visitam?” Abordar o núcleo temático Comunicação em Museu e atendimento, desde o atendimento até a percepção de como se lida e se trata as pessoas que visitam o Museu Goeldi foi debatido na manhã da segunda feira, 4 de novembro, dentro do Curso de Museologia, Educação e Sustentabilidade, que acontece toda segunda-feira e quarta-feira, até o mês de Dezembro de 2013, no horário de 8h às 12h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Para falar sobre o atendimento ao público esteve presente Ana Claudia Silva, da Coordenação de Museologia; Ana Cristina, bolsista Programa de Capacitação Institucional (PCI), lotada na Coordenação de Museologia e Emily Santos, estudante de Museologia, bolsista de Iniciação Científica pela Coordenação de Museologia.

Curso de Museologia, Educação e Sustentabilidade é destinado aos servidores, bolsistas e estagiários da instituição e promove uma disseminação de conhecimento e o desenvolvimento humano do quadro de servidores do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Diversidade de público – “A comunicação expositiva deve ser pensada na diversidade do público visitante do Museu”, relata Ana Cláudia Silva. Para a técnica do Serviço de Educação e Extensão do Museu Goeldi, é fundamental que saibamos os distintos públicos presentes no Museu. O público externo, aquele visitante que escolhe o Museu Goeldi como seu local de lazer e passeio, e o público interno, os servidores, bolsista e funcionários terceirizados que trabalham nesse amplo espaço de ciência. A comunicação expositiva se dá a partir das exposições e eventos, trabalho ligado à Coordenação de Museologia.

Na avaliação de Ana Cláudia, a comunicação expositiva deve ser pensada nessa diversidade de públicos que o Museu recebe. Além disso, o trabalho é realizado para um fim educativo, ou seja, o que Museu quer passar ao seu público visitante.

Outro setor de comunicação com o público é a ouvidoria. Canal de críticas, denúncias, elogios, reclamações ou sugestões, o serviço é oferecido pelo Museu Goeldi “como um instrumento para promover a participação popular, a transparência e a eficiência no serviço público”, ressalta Ana Cláudia. Mas o canal não é instrumento somente para aqueles que visitam o Museu. “Ele deve ser usado também pelo servidor que trabalha na instituição”, ressalta. Com os resultados obtidos na ouvidoria, é feito um relatório e é repassado aos coordenadores para que sejam solucionados os problemas apontados.

Atendimento ao público – Também apresentaram trabalhos de pesquisa, Ana Cristina Cutrim, bolsista PCI da Coordenação de Museologia e Emily Santos, estudante de Museologia, bolsista de Iniciação Científica pela Coordenação de Museologia. A bolsista PCI, Ana Cutrim, trabalha com a conduta no atendimento ao público. “Foi preciso selecionar melhor a equipe do atendimento da Rocinha, por exemplo. O público visitante do nosso Pavilhão de Exposições é desde altas autoridades, como governadores, ministros, até aquele público local, que vem ao Museu para passear”, ressaltou a bolsista.

Com isso, foi necessário ter uma equipe com atendimento de forma clara, cortês, mais qualificada. “Nós tínhamos que ter uma equipe mais bem treinada pois, até então, era uma equipe que trabalhava de maneira informal, abaixo do esperado, até mesmo com erros de português na fala, nas conversas com o visitante e o público não pode ser tratado dessa maneira. A partir do momento que se oferece um serviço, deve ser com qualidade, com responsabilidade”.

Programação do Curso de Museologia - Nesta quarta-feira, 6, o debate será em torno do núcleo temático Educação em Museus, com Ana Claudia Silva e Socorro Andrade, do setor de Educação de Caxiuanã, na Estação Científica Ferreira Penna. No dia 11 de novembro, o curso fala sobre Gestão Museológica e Economia de Museu, com Wanda Okada, Coordenadora da Comunicação e Extensão do Museu, Maria Emília Santos, Tecnologista e Coordenadora do Planejamento e Maria das Graças Ferraz, Analista de C&T, coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Museu. No dia 13 de novembro, o núcleo temático é Curadoria de Acervo com Horácio Higuchi, pesquisador da Coordenação de Museologia, Ivete Herculano, pesquisadora das Ciências Humanas do Museu e Suzana Primo, técnica das Ciências Humanas do Museu Goeldi.

Serviço

Curso de Museologia, Educação e Sustentabilidade é destinado aos servidores, bolsistas e estagiários da instituição e promove a valorização do Museu Paraense Emílio Goeldi, com debates, disseminação do conhecimento e desenvolvimento humano. Com núcleos temáticos, as reuniões acontecem toda segunda-feira e quarta-feira, até o mês de Dezembro de 2013, no horário de 8h às 12h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

Texto: Silvia de Souza Leão

Galeria de Imagens: