Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O Programa amplia o conhecimento sobre as moscas amazônicas

O Programa amplia o conhecimento sobre as moscas amazônicas

publicado: 04/02/2013 15h45, última modificação: 08/08/2017 09h31

Agência Museu Goeldi – Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi e das universidades Federal do Rio Grande do Sul e do Pará encontram nova espécie de mosca na porção oriental da Amazônia. Os pesquisadores Marco GottschalkMarlúcia MartinsHermes Medeiros e Catarina Praxedes, descrevem a nova espécie no artigo “A new Amazonian species from the Drosophila annulimana species group” publicado na Revista Brasileira de Entomologia (dezembro 2012).

A nova espécie denominada de Drosophila caxiuana foi encontrada na Floresta Nacional de Caxiuanã e,por enquanto, só foi registrada no Rio Cacuajo, em Caxiuna  Atualmente são conhecidas 16 espécies deste grupodistintas na Amazônia, mas os pesquisadores estimam que ainda existam novas espécies a serem descobertas, pois este é um grupo de ocorrência rara nas amostras de drosfilideos. Os espécimes estudadosforam depositados na coleção cientifica do Museu Paraense Emílio Goeldi, que mantém uma Estação Científica na Flona de Caxiuanã.

A pesquisa teve o apoio do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio Núcleo Amazônia Oriental, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

PPBio é uma estratégia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI que integra instituições envolvidas em redes nos biomas brasileiros paragerar e disseminar informações sobre biodiversidade. O Programa tem como objetivo facilitar a gestão do patrimônio natural e fortalecer ações e pesquisas sobre desenvolvimento sustentável. O PPBio tem abrangência nacional e iniciou na Amazônia em 2004.

Texto: Fernando Cabezas