Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Objetos sonoros que ressoam a pré-história na Amazônia

Objetos sonoros que ressoam a pré-história na Amazônia

Palestra "Arqueologia musical da Amazônia", uma parceria entre Laboratório de Etnomusicologia da UFPA e Museu Goeldi, acontece hoje (17) às 18h
publicado: 17/03/2016 15h45, última modificação: 20/02/2018 11h15

Agência Museu Goeldi – Quando se fala em Arqueologia na Amazônia, as cerâmicas são os vestígios mais lembrados e conhecidos pelo público em geral. Mas e quanto aos instrumentos musicais, algumas das primeiras formas de comunicação entre os seres humanos?  A proposta de estudar objetos sonoros é uma nova linha de estudos na arqueologia da Amazônia, cujos caminhos ainda estão sendo mapeados. E é esse o tema do II Ciclo de Palestras do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA. O evento acontece hoje, às 18h, no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da instituição em Belém.

Como explica uma das palestrantes, a arqueóloga e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, Cristiana Barreto, as pesquisas na área a respeito de objetos sonoros “alinham-se com estudos recentes de uma Arqueologia dos Sentidos, ou Arqueologia Sensorial, que procura explorar os efeitos que os objetos têm sobre as pessoas”.

Origens – Cristiana Barreto afirma que entre os instrumentos musicais em cerâmica encontram-se principalmente apitos e chocalhos. Os apitos, todos da cultura Tapajônica, replicam a forma de pequenos animais, sobretudo pássaros. “É difícil especificar qual o uso destes apitos, mas podem ter servido tanto de forma mais utilitária, para atrair pássaros durante atividades de caça, como para fins rituais, usados para fazer música em determinadas cerimônias”.

Já os chocalhos, muitos em forma de pequenos corpos humanos e, especificamente os da cultura Marajoara que combinam a forma humana com a forma fálica, parecem remeter a instrumentos usados em rituais, a exemplo dos chocalhos ainda usados por muitos povos ameríndios da Amazônia.

Na região amazônica, o acervo arqueológico do Museu Goeldi representa um enorme patrimônio de peças, dentre elas os objetos sonoros. Entre as peças tombadas existem mais de 3000 itens.

A palestra - deverá apresentar os primeiros resultados da pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Etnomusicologia, assim como contextualizar estes objetos nas respectivas culturas de origem e tratar das práticas rituais conhecidas para estes povos onde os instrumentos sonoros poderiam ter sido utilizados.

A palestra "Arqueologia musical da Amazônia" acontece hoje (17 de março) às 18 h no Laboratório de Etnomusicologia da UFPA (Av. Magalhães Barata, 611). Trata-se de uma colaboração deste Laboratório com o Museu Paraense Emílio Goeldi.

Serviço

II Ciclo de Palestras do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA -  Arqueologia Musical da Amazônia.

Palestrantes: Camila Costa e Cristiana Barreto

Data: 17 de março de 2016

Hora: 18h

Local: Auditório do PPGArtes (Av. Magalhães Barata, nº611)