Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ocupações humanas e arqueologia do Brasil no Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi

A nova edição da revista reúne contribuições de pesquisadores nacionais e estrangeiros sobre o povoamento antigo das Américas, além de artigos sobre antropologia, sociologia, história, museologia e saúde.
publicado: 09/08/2019 16h30, última modificação: 09/08/2019 16h48

Agência Museu Goeldi Já está disponível a mais recente edição do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas (BMPEG. Ciências Humanas), que traz o dossiê “Cenários e processos das primeiras ocupações humanas no Brasil: o papel da pesquisa arqueológica”. Com a tradição de publicar resultados de pesquisas em arqueologia, esta edição é uma contribuição para os debates sobre o povoamento antigo das Américas, tendo como perspectiva estudos realizados no Brasil.

O dossiê reúne dez artigos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, além de um conjunto de trabalhos nas áreas de antropologia, sociologia, história, museologia e saúde. Esta edição também conta com uma nota de pesquisa e um artigo de memória. Todos os textos estão disponíveis no site da revista.

Mudanças e desafios – Desde 2016, a equipe editorial do Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi realiza investigações para construir um diagnóstico do periódico, tendo em vista ajustes à política editorial, que passaram a ser necessários diante de novos cenários e desafios impostos, assim como às boas condutas de produção editorial.

Desse modo, a nova edição contempla algumas dessas mudanças, que dizem respeito às iniciativas em ciência aberta, recomendadas internacionalmente e exigidas por indexadores. A partir de 2020, o BMPEG. Ciências Humanas implementará medidas que vão permitir maiores agilidade e transparência, ao mesmo tempo em que promovem a adequação do periódico às tendências da comunicação científica.

“Em seu primeiro número de 2020, referente ao período de janeiro a abril, a publicação de contribuições será feita em regime de fluxo contínuo. Na medida em que os textos ficarem prontos, serão publicados na coleção SciELO, sem a necessidade de aguardar o fechamento de cada número, em uma divulgação mais rápida dos conteúdos. Também a partir de 2020, o BMPEG. Ciências Humanas passará a informar a responsabilidade editorial de cada item publicado e as contribuições de cada autor, em outra prática recomendada pela ciência aberta”, explica a editora científica da revista, Jimena Beltrão.

Como medida de internacionalização da revista, o Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi vai adotar como norma bibliográfica o padrão APA. Resultado de estudo realizado pela revista, identificou-se esse padrão como o mais simples e corrente em periódicos da área. Submissões feitas a partir de agosto de 2019 já deverão atender a esse padrão. Os exemplos estão disponíveis nas Instruções aos Autores.

Para mais informações, leia a Carta da editora (“Caminhos do conhecimento e da ciência aberta”) ou acesse os links:

Página do BMPEG. Ciências Humanas

Boletim no Issuu