Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina atualiza lista de áreas de conservação e uso de recursos da Amazônia
conteúdo

Agência de Notícias

Oficina atualiza lista de áreas de conservação e uso de recursos da Amazônia

Mapas de espécies e ambientes são base para governos e sociedade definirem áreas para conservar e utilizar de modo sustentável a biodiversidade da região.
publicado: 22/09/2017 13h30, última modificação: 17/11/2017 14h51

Agência Museu Goeldi - O que deve e o quanto deve ser conservado na Amazônia? Decisões como essas devem ser feitas nos próximos dias 26, 27 e 28 de setembro, em Belém, quando será realizada a oficina “Atualização das áreas prioritárias para a conservação, uso sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade – bioma Amazônia”. O evento é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o apoio da equipe técnica de um consórcio entre o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e as organizações não-governamentais WWF e The Nature Conservancy.

Na ocasião, especialistas terão em mãos uma base de dados que reúne mapas sobre espécies e ambientes que podem ser utilizados para representar a diversidade genética e cultural da Amazônia. Com essas informações em mãos, serão feitas propostas de alterações na composição e extensão dos elementos a serem protegidos. O processo de atualização partirá de uma avaliação da pertinência de se alterar os alvos propostos em 2006 e de se incluir novos alvos para representar a biodiversidade amazônica, levando-se em conta o avanço dos conhecimentos. Devem ser levados em conta, por exemplo, novas espécies incorporadas na base de dados inicial, incluindo anfíbios, lagartos, aves, mamíferos, primatas e camadas ambientais.

O Mapa de Áreas Prioritárias, que é o produto final do processo, visa subsidiar governo e sociedade de conhecimento essencial para o estabelecimento de prioridades que conduzam à conservação, à utilização sustentável e à repartição de benefícios da diversidade biológica brasileira. O último mapa para a Amazônia foi aprovado em 2007 e a atualização tem como Coordenadora da equipe técnica a Dra. Ana Luisa Albernaz, do Museu Goeldi.

Assim como na primeira atualização, este segundo processo será baseado na metodologia de planejamento sistemático para a conservação, que é considerado o modo mais eficiente de aumentar a representatividade e a persistência das áreas protegidas.

A oficina é a segunda etapa do processo que se iniciou em julho deste ano, com uma avaliação da primeira “Atualização”. Após a definição de alvos e metas, realizada agora em setembro, será a vez de promover uma avaliação de ameaças e oportunidades, planejada para o mês de novembro. E, finalmente, em março e maio de 2018, a ação se encerra, respectivamente, com as etapas de “prioridades para uso sustentável” e “seleção final de área e definição de ações”.

 

OFICINA DE ALVOS E METAS – AMAZÔNIA
26 a 28 de setembro de 2017
Local: Hotel Regente, Belém (PA)


PROGRAMAÇÃO

26 de setembro

8h30 - Abertura: O processo de atualização das Áreas Prioritárias para a Conservação – Bioma Amazônia

(Dr. Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza - MMA)

9h - Alvos e Metas: Conceito e descrição dos resultados do processo anterior (Ana Luisa Albernaz –Museu Goeldi)

9h30 - Programação e Funcionamento da Oficina (Ronaldo Weigand – Moderador - Nave Terra)

10h - GTs – Validação de bases de dados

12h30 - Almoço

13h30 - Continuação GTs Validação

15h30 - Intervalo

16h - Apresentação dos resultados e decisões, definição dos GTs Alvos e Metas

18h - Encerramento do dia

 

27 de setembro

8h30 - GTs Alvos

12h30 - Almoço

13h30 - Continuação GTs Alvos

15h30 – Intervalo

16h - Compartilhamento de resultados e decisões

18h - Encerramento do dia

 

28 de setembro

8h - GTs Metas

11h – Intervalo

11h30 - Compartilhamento de resultados Metas

13h30 - Decisões Metas

14h30 - Encerramento (Dr. Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza

– MMA)

15h - Finalização dos trabalhos