Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina de áudio e vídeo em documentação indígena

Oficina de áudio e vídeo em documentação indígena

Museu Goeldi realiza oficina de áudio e vídeo ministrada por cineastas indígenas
publicado: 04/11/2013 15h00, última modificação: 22/08/2017 13h19

Agência Museu Goeldi - O Projeto do Centro de Documentação Permanente de Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia, do Museu Goeldi, realiza, até a sexta-feira, dia 8 de novembro de 2013, duas oficinas de Documentação Audiovisual: introdução sobre técnicas de filmagem e educação de vídeo-documentário. As oficinas visam sensibilizar e capacitar, para a formação de documentação indígena, estudantes e indígenas de diferentes etnias da Amazônia.

As oficinas integram o Projeto Implementação do Centro de Documentação Permanente de Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia do Museu Goeldi, financiado através de convênio firmado entre o Museu Goeldi e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), órgão colegiado do Ministério da Justiça (MJ), que tem a finalidade de gerir o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

Os participantes das oficinas de capacitação, promovidos pelo MPEG, são alunos de graduação e bolsistas do Museu além de 11 participantes de quatro etnias indígenas do Pará: Kayapó, Tembé, Mundurukú e Kaxuyana. Neste primeiro dia (4) das oficinas, Denny Moore, pesquisador da Coordenação de Ciências Humanas, apresentou a área de lingüística do Museu Goeldi e o uso de equipamentos como gravadores, microfones e a energia elétrica em campo.

As oficinas – Durante o período das oficinas, os participantes receberão informação práticas e teóricas, que vão desde o uso de equipamentos em campo (microfones e aparelhos de gravação de áudio), técnicas de edição de vídeo direto na câmera, até a utilização de software para a finalização de vídeo.

Amanhã, 5 de novembro, acontece uma sessão Laboratório de Filmagem, por Bepunu Kayapó e Tatajere Kayapó, dois cineastas Kayapó que também receberam formação técnica através do projeto, e agora participam como instrutores, divulgando o trabalho de documentação. À tarde, é a vez do tema Técnicas de edição de vídeo direto em câmera, que tem por ministrantes Glen Sheppard e Rose Costa.

No terceiro e quarto dia de curso, dia 6 e 7 de novembro, serão realizadas mostras de vídeos, de cineastas indígenas. As sessões de técnicas de edição de vídeos serão realizadas nesses dois dias com os cineastas kayapó, Bepunu Kayapó e Tatajere Kayapó.

No quinto e último das oficinas, haverá mostras dos vídeos produzidos pelos participantes indígenas e a oficina sobre produção de DVDs de documentação, com Rose Costa. A edição anterior das oficinas de capacitação em documentação audiovisual foi realizada em Macapá, com apoio da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e contou com a participação de representantes de seis etnias indígenas, incluindo dois da Guiana Francesa.

Serviço: As oficinas de capacitação em Documentação audiovisual, promovidas pelo Projeto do Centro de Documentação Permanente de Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia, da Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do Museu Goeldi, acontece de 4 a 8 de novembro, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, localizado na Av. Perimetral, 1901, em Belém.

Texto: Silvia de Souza Leão