Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Olhai para o céu, Olhai para o chão

Olhai para o céu, Olhai para o chão

Museu Goeldi apresenta livro sobre Arqueoastronomia para professores e alunos
publicado: 18/06/2013 10h15, última modificação: 14/08/2017 09h45

Agência Museu Goeldi – Astronomia é a ciência que estuda os astros e todos os fenômenos que ocorrem além da atmosfera terrestre. Arqueologia é a ciência que estuda os povos do passado.Arqueoastronomia é o ramo recente da ciência que utiliza conceitos e conhecimentos da Astronomia e da Arqueologia para compreender o papel que a Astronomia tinha na vida cotidiana dos povos antigos. Com linguagem lúdica, ideal para uso em escolas e museus, desmistificar essas três ciências é o objetivo do livro Olhai para o céu, Olhai para o chão que será apresentado na próxima quinta-feira, 20 de junho de 2013, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Museu Goeldi para professores e alunos.

Cíntia Jalles, arqueóloga e pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI), Maura Imazio da Silveira, arqueóloga e pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Rundsthen V. de Nader, astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OV/UFRJ) são os responsáveis pelo livro “Olhai para o céu, olhai para o chão. Astronomia e Arqueologia. Arqueastronomia: O que é isso?”que tem como intuito “ver como os outros povos lidavam com conhecimentos que nós hoje chamamos de científicos, mais especificamente com a Astronomia”, relata Moema de Rezende Vergara, Pesquisadora da Coordenação de História da Ciência (MAST) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que faz a apresentação do livro.

Povos do Passado – O trabalho realizado em cima das três ciências constrói um relato minucioso, porém de fácil leitura. Sobre a Arqueologia, há um esclarecimento sobre qual o trabalho do arqueólogo, quais os tipos de sítios arqueológicos existentes e o que é a arte rupestre. Essas são algumas das questões desvendadas ao longo da leitura.

Os Sambaquis, sítios arqueológicos relacionados ao grupo que vivia da caça e da coleta é lembrado na publicação. Assim como o termo Paleoíndio usado para designar os primeiros grupos humanos que chegara aqui no continente americano. Esse registro de formas, expressões e conteúdos fixa no leitor a complexidade sócio-cultural dos grupos formados ao longo do tempo.

Entre as imagens, selecionadas para o  livro, constam as pinturas rupestres de sítios arqueológicos em Monte Alegre, no Pará, escavações em sítios e vasos cerâmicos provenientes da Floresta Nacional Tapirapé-Aquiri (FLONATA), no município de Marabá (PA), assim como painéis de pinturas rupestres em Conceição do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e sitio arqueológico da Serra do Sol, em Monte Alegre, registradas pelas pesquisadoras e arqueólogas do Museu Goeldi, Dra. Edithe Pereira e Maura Imázio da Silveira.

O livro apresenta também um olhar voltado para o céu, no qual apresenta a Astronomia e, em linhas gerais, o trabalho do astrônomo. Diversas culturas, entre elas a indígena brasileira, têm sua versão contada sobre a observação do céu. Há também uma evolução do conhecimento astronômico humano, onde é referenciada a astronomia dos babilônicos (há 4000 anos), a Idade Média com os astrônomos árabes, além dos defensores do modelo heliocêntrico, ou seja, o sol como centro do sistema solar até a chegada da grande revolução de Galileu Galilei, quando este enxergou o Universo  mais detalhadamente.

Ao fim, a Arqueoastronomia que conta como as diferentes culturas tentam equilibrar os elementos naturais com os cósmicos, no qual combinam técnicas modernas da Arqueologia e a precisão numérica da Astronomia prática. Em referência às pinturas rupestres e vestígios arqueológicos encontrados em grandes blocos de rochas, a Arqueoastronomia tenta entender como “através das evidências deixadas, as antigas culturas observavam o céu e de que forma materializavam estas observações em construções e/ ou representações com os mais diversos fins e das mais diversas formas”, essas sendo estruturas em formatos circulares, lineares ou irregulares, ou até mesmo construções arquitetônicas e seus aparentes alinhamentos.

Serviço: O livro Olhai para o céu, Olhai para o chão. Astronomia e Arqueologia. Arqueoastronomia: o que é isso? será lançado na próxima quinta-feira, 20 de junho de 2013, às 9 horas da manhã, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Museu Goeldi, Av. Magalhães Barata. Será doado uma publicação para cada um dos 90 primeiros professores participantes do lançamento.

Texto: Silvia de Souza Leão