Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Olhe o Verde - Goeldi convida visitantes para conhecer as árvores amazônicas

Olhe o Verde - Goeldi convida visitantes para conhecer as árvores amazônicas

Ao percorrer o Parque Zoobotânico da instituição, os participantes de uma trilha multimídia poderão conhecer um pouco mais sobre plantas medicinais da região nesta ação que faz parte da Semana Nacional de C&T
publicado: 24/10/2013 11h00, última modificação: 14/06/2018 12h00

Agência Museu Goeldi – Nesta quinta-feira (24) o Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG realiza a ação “Olhe o Verde”, onde os participantes farão parte de uma videotrilha no seu Parque Zoobotânico com o propósito de conhecer algumas árvores amazônicas famosas por suas propriedades medicinais.  As informações sobre as espécies estarão espalhadas pelo percurso em QR Code, um código de barras que pode ser lido por smartphones. A ação é coordenada pelo Laboratório de Comunicação Multimídia (Labcom) e a Escola da Biodiversidade Amazônica – Ebio, vinculada ao INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, em parceria com os botânicos Márlia Ferreira e Dario Amaral (CBO/MPEG), os serviços do Parque Zoobotânico (SPZ) e de Educação (SEC) do Museu Goeldi. A ação multimídia faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema é Ciência, Saúde e Esporte.

Direcionada a alunos e professores do ensino fundamental e aos visitantes do Parque, a ação terá duas turmas: a primeira, pela manhã, reunirá 35 estudantes do sexto ano do ensino fundamental e quatro professores da E.M.E.F Professor Guilherme Martins, do município de Santa Isabel (PA). Pela parte da tarde, será a vez dos participantes do Curso “Interpretação do Patrimônio: ver, perceber e conhecer”, que serão convidados a utilizar seus smartphones para realizar uma experiência com QR Codes, (do inglês Quick Response).

Todos os participantes são convidados a registrar seus olhares sobre as plantas medicinais com câmeras e celulares, para compartilhar suas impressões nas redes sociais (FacebookTwitter e Instagram).

QR Codes – As cinco espécies da flora do Parque Zoobotânico que integram a videotrilha são: Copaíba, Jatobá, Impingeira, Andiroba e Cumaru. Utilizando seus smartphones, os participantes fazem um percurso para conhecer alguns detalhes e benefícios destas espécies, através das informações fornecidas em códigos de barra. Após a ação, esta trilha poderá ser percorrida por qualquer visitante que possuir smartphone com aplicativo de leitor de QR Code, de forma independente, pois as informações contidas em cada árvore irão indicar ao visitante o próximo ponto a ser conhecido.

No dia 24 de outubro, as trilhas serão conduzidas por engenheiros florestais, educadores e comunicadores. A proposta do Museu Goeldi e da Ebio é estimular no público a observação das plantas e suas interações, levando a perceber como ciência e biodiversidade fazem parte do cotidiano, além de incentivar o uso de mídias móveis para o compartilhamento de conhecimento científico.

Serviço – Ação “Olhe o verde”: dia 24 de outubro, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, de 10h às 11h (primeira turma) e de 14h30 às 16h (segunda turma)