Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Origens da Amazônia Cultivada no Museu Goeldi

Origens da Amazônia Cultivada no Museu Goeldi

A exposição conta com artefatos milenares e aquarelas ajudam a contar a história da região de Carajás e já foi apreciada por cerca de 15 mil pessoas
publicado: 13/09/2016 08h45, última modificação: 20/02/2018 14h04

Agência Museu Goeldi – A região de Carajás, muito conhecida pela grande quantidade de minérios, também é um lugar muito importante para arqueologia. No decorrer de mais de 50 anos de pesquisas na região, arqueólogos descobriram inúmeros sítios que os ajudou a entender melhor os costumes dos povos que habitavam a região a mais de 10 mil anos atrás.

Clique aqui e assista ao teaser da exposição “Origens, Amazônia Cultivada”. Você também pode assistir no canal do Museu Goeldi no Youtube.

Ao longo de milênios, as populações indígenas ancestrais domesticaram diversas plantas para consumo, como palmeiras, castanheira, bacaba e outras. Este processo de conformação da paisagem que é observado em pesquisas na região é chamado por cientistas de “florestas antropogênicas”.

Cerâmicas e artefatos utilizados no dia a dia pelas populações pré-históricas podem ser vistas na exposição “Origens, Amazônia Cultivada”. A mostra está em cartaz no prédio da Rocinha, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, e já foi visitada por mais de 15 mil pessoas entre turistas de diferentes localidades, estudantes e famílias.

A exposição está aberta a visitação pública de quarta a domingo, das 9h às 15h.