Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Os desafios da ciência da biodiversidade
conteúdo

Agência de Notícias

Os desafios da ciência da biodiversidade

Palestra de Marcelo Tabarelli lança o Fórum dos Programas de Pós-Graduação do Museu Goeldi
publicado: 21/02/2014 09h45, última modificação: 14/06/2018 12h10

Agência Museu Goeldi - O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia em colaboração com o recém-criado Fórum dos Cursos de Pós-Graduação do Museu Paraense Emílio Goeldi, promove na próxima segunda-feira (24/02) a palestra “Desafios da Ciência da Biodiversidade no Brasil”, que será ministrada pelo Dr. Marcelo Tabarelli. O Museu Goeldi e as instituições parceiras de ensino superior oferecem cursos de  Pós-Graduação em Ciências Ambientais, em BotânicaZoologia e Biotecnologia

A palestra de Tabarelli será às 9:00, no auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, local do I Workshop de Avaliação do Pós-Graduação em Zoologia, e será transmitida online através da parceria do Museu Goeldi com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

O ministrante – Marcelo Tabarelli é doutor em Ecologia pela USP (Universidade de São Paulo) e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde chefia o Departamento de Botânica. Sua linha de pesquisa se concentra na área de ecologia e conservação de plantas. Atua junto a diversas entidades de conservação da diversidade biológica, como a Conservação Internacional do Brasil, onde é membro do Conselho Deliberativo, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN). Atuou como membro permanente do CA de Ecologia do CNPq, do Comitê Científico do PELD-CNPq e como Coordenador Pró-tempore da Área de Biodiversidade da CAPES. Assista vídeos do professor no Portal do Museu Goeldi.

Para participar – Na próxima segunda-feira, Tabarelli irá falar dos desafios que a ciência da biodiversidade enfrenta no Brasil. A palestra é gratuita e aberta aos interessados no tema. Não é necessário fazer inscrição. É só comparecer no dia 24 de fevereiro às 9h no Auditório Paulo Cavalcante, do Campus de Pesquisa do MPEG. Para assistir o evento online, clique aqui.

Após a palestra de Tabarelli, acontece a abertura do I Workshop de Avaliação do PPGZool, que terá como tema as “Diretrizes para o futuro” e ocorrerá de 24 a 28 de fevereiro, no mesmo local, o Auditório Paulo Cavalcante. O evento pretende fazer um grande balanço do Programa, o mais antigo no âmbito do MPEG e que oferece Mestrado e Doutorado. Nos dias de seminário serão apresentados relatórios das Comissões: Temática, de Admissão e acompanhamento, de Grade curricular e de Corpo docente. A comissão organizadora é formada pelos seguintes pesquisadores: Alexandre Bonaldo, Maria Cristina Esposito, Leandro Juen e Luciano Montag. No encerramento, a acontecer no dia 28, haverá Plenária, uma reunião ordinária do colegiado. 

Serviço: Palestra "Desafios da Ciência da Biodiversidade no Brasil", ministrada pelo Dr. Marcelo Tabarelli (UFPE), no dia 24/02.2014 às 9:h no Auditório Paulo Cavalcante (Campus de Pesquisa do Museu Goeldi) Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme.

Primeiro Workshop de Avaliação do PPGZool: diretrizes para o futuro. De 24 a 28 de fevereiro, das 9h às 17h, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, à Avenida Perimetral, 1901. 

Texto: Alice Martins Morais e Júlio Matos