Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Outubro encerra com “Museu de Portas Abertas”

Outubro encerra com “Museu de Portas Abertas”

Espécies da fauna e flora amazônica, documentação de línguas indígenas e a história da ciência na Amazônia através de fotografias são algumas atrações do evento
publicado: 29/10/2013 12h30, última modificação: 22/08/2017 12h48

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi recebe estudantes de todos os níveis de ensino fundamental e médio a partir de hoje, 29, até o dia 31 de outubro no seu Campus de Pesquisa, localizado na Avenida Perimetral. O evento Museu de Portas Abertas é realizado todo ano no mês de outubro pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Parque (NUVOP), coordenado por Helena Quadros, do Serviço de Educação do Museu Goeldi.

A programação- Durante o evento, a Coordenação de Botânica apresentará aos visitantes diversos assuntos referentes à sua especialidade: montagem de exsicatas, plântulas e sementes, óleos essenciais e produtos, plantas úteis. Também será possível visualizar no microscópico detalhes da anatomia de plantas, madeira, fungos e grãos de pólen.

Por sua vez, a Coordenação de Ciências Humanas tratará temas antropológicos como Educação em Saúde IndígenaHistória e Prática do Tupi-Nheengatu (língua indígena) com o professor Antônio Maria; e Guerrilha do Araguaiacom a pesquisadora Maria Ivete Nascimento.

A área da Linguística organizou duas atividades para os escolares conhecerem as pesquisas de resgate de Línguas Indígenas, utilizando audiovisuais. No primeiro dia (29), o bolsista Ellison Santos, juntamente com Nandra Ribeiro, apresentam e comentam os trabalhos de documentação de línguas indígenas em geral realizados pelo MPEG. No dia seguinte, o pesquisador Hein van der Voort fará apresentação de imagens e fotos do trabalho de campo para pesquisa e documentação de línguas indígenas, em Rondônia.

Enquanto isso, na Arqueologia, os visitantes terão oportunidade de conhecer os estudos arqueológicos na Amazônia: a Dra Helena Pinto apresentará um vídeo sobre pesquisas em Manaus e em Itacoatiara; e a bolsista Hannah Fernandes sobre os estudos de Arte Rupestre em Monte Alegre, coordenado pela Dra Edithe Pereira.

Já a Coordenação de Informação e Documentação apresentará seus serviços e realizará visitas às suas coleções (livros e documentos), com destaque para o rico acervo fotográfico, além de distribuir material de divulgação e promover a doação de kits com livros.

A Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) promoverá visita aos laboratórios e acervos do setor. Também através de pôsteres, serão abordados alguns dos temas relativos aos estudos paleontológicos, como   o processo de fossilização de animais e plantas, a importância dos fósseis e quais suas principais aplicações.

Os participantes do Museu de Portas Abertas ao visitar a Coordenação de Zooologia irão conhecer a coleção de Herpetologia – área que estuda os anfíbios (sapos, rãs e pererecas) e os répteis (cobras, lagartos, quelônios e jacarés). Será uma ocasião também para ver como funciona o laboratório onde os exemplares são preparados e entender o que envolve e o que representa uma coleção científica. A coleção herpetológica do Museu Goeldi está entre as maiores do país e forma a base de muitos estudos visando conhecer melhor quais as espécies que ocorrem na região, como se distribuem e como se relacionam entre si e com espécies de outras regiões do Brasil e da América do Sul. Como outras coleções científicas, ela está aberta para estudos por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil, assim como de outros países, e representa uma valiosa fonte de informação sobre esses animais.

Para participar - Podem participar escolas de ensino médio e fundamental, universidades e centros comunitários. Para se inscrever, é necessário apenas contatar pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br ou pelo telefone: 3182-3249. O Museu de Portas Abertas faz parte da programação comemorativa dos 147 anos do Museu Goeldi e da Semana Nacional de Ciênica e Tecnologia,(colocar link para a Programação da Semana), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, cujo tema esse ano é Ciência, Sáude e Esporte.

Serviço - O Museu de Portas Abertas é uma tradição do MPEG. O evento propõe ampliar o conhecimento da região e, principalmente, incentivar e divulgar a pesquisa científica. Dias 29, 30 e 21 no Campus de Pesquisa (Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme). Horário de visitação: 9h às 12h e 14h às 17h.

Texto: Alice Martins Morais